A Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) fechou um acordo de patrocínio com a petrolífera saudita Aramco. O contrato não teve os valores nem a duração divulgados, mas já estará em vigor nesta terça-feira (20), com o início da Copa Ouro Feminina, que será disputada nos Estados Unidos. No Brasil, o torneio será exibido com exclusividade pela ESPN.
A Aramco terá o status de parceira oficial de energia da Concacaf. Além de todas as competições femininas, o acordo também será válido para todos os campeonatos masculinos, tanto de clubes como de seleções, bem como os torneios Sub-17 e Sub-20, tanto de homens quanto de mulheres.
“Esperamos com grande expectativa trabalhar com a Aramco para elevar todas as nossas competições da Concacaf. Este é um momento muito emocionante para o crescimento do futebol na nossa região, e acreditamos verdadeiramente que esta parceria será de benefício mútuo para ambas as organizações”, afirmou Victor Montagliani, presidente da Concacaf e vice-presidente da Fifa.
“A Aramco orgulhosamente estabeleceu um histórico de promoção de estilos de vida ativos, investindo em esportes e eventos globais. A Concacaf proporcionará à Aramco visibilidade significativa por meio de suas competições de clubes, e também oportunidades de envolvimento com os torcedores à medida que a popularidade do futebol cresce em toda a região”, destacou Khalid Al Zamil, vice-presidente de relações públicas da Aramco.
Vale lembrar que, em novembro do ano passado, o jornal britânico The Times revelou que a petrolífera fechou um acordo com a própria Fifa, com previsão de pagamento de US$ 100 milhões por ano, em um contrato válido ao menos até 2034. A entidade que comanda o futebol mundial ainda não oficializou o acerto.
Além do futebol, a Aramco também investe em outras modalidades esportivas, como no críquete (com o International Cricket Council (ICC) e a Indian Premier League (IPL)), o golfe (com a Ladies European Tour (LET)) e a Fórmula 1.