Conmebol foge de polêmicas e define final da Libertadores 2023 para o Maracanã

Palco da final na edição de 2020, Maracanã voltará a receber a decisão da Libertadores em 2023 - Reprodução

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou, na noite desta quarta-feira (8), que o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), receberá a final da Copa Libertadores 2023, no próximo dia 11 de novembro. Já a Copa Sul-Americana, que será decidida duas semanas antes, em 28 de outubro, será disputada em Montevidéu, no Uruguai, em estádio a ser definido.

Com a decisão de realizar a partida na capital fluminense, a entidade foge de polêmicas. No ano passado, a final entre Flamengo e Athletico-PR, disputada em Guayaquil, no Equador, tornou difícil o acesso dos torcedores dos dois times. No caso da Sul-Americana, apesar de envolver o São Paulo, clube de grande torcida, o que se viu na final diante do Independiente del Valle foi um estádio vazio em Córdoba, na Argentina.

Com três finais 100% brasileiras nas três últimas edições (Palmeiras x Santos em 2020, Palmeiras x Flamengo em 2021 e Flamengo x Athletico-PR em 2022), já era esperado que a final da Libertadores 2023 fosse em solo nacional. O Maracanã já havia sediado a final de 2020, que foi realizada no início de 2021, mas sem a presença de público por conta da pandemia de Covid-19.

A final da Sul-Americana também era esperada que fosse no Brasil. Isso porque a decisão de 2022 seria no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), mas acabou mudando de local. À época, segundo o Conselho da Conmebol, a mudança foi um pedido feito pela própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A entidade que comanda o futebol brasileiro deu como justificativa as eleições gerais no Brasil, em especial a presidencial, já que a sede do governo federal fica justamente em Brasília. O primeiro turno foi realizado em 2 de outubro, um dia depois da final, o que poderia causar transtornos na capital nacional.

A princípio, o estádio uruguaio escolhido deverá ser o Centenário, maior e mais tradicional do país. Vale lembrar, no entanto, que a decisão da Libertadores 2021, entre Palmeiras e Flamengo, foi lá, e muitos torcedores dos dois clubes também reclamaram da dificuldade de deslocamento até o local da partida.

Sair da versão mobile