Pular para o conteúdo

Conmebol reúne semifinalistas e confirma Lima como sede da final da Libertadores 2025

Realização da decisão na capital peruana foi colocada em xeque pela crise política vivida no país

Dirigentes das quatro equipes classificadas para as semifinais da Libertadores 2025 durante reunião na sede da Conmebol - Divulgação / Conmebol

A final da Libertadores será disputada novamente em Lima, no Peru. Em reunião com dirigentes das equipes classificadas para as semifinais da edição 2025 do torneio, a Conmebol definiu detalhes logísticos para realização do jogo na cidade.

A decisão de realizar a final da principal competição da América do Sul em Lima foi colocada em xeque por conta da crise política vivida pelo Peru. Após onda de protestos, o país viu Dina Boluarte, presidente desde dezembro de 2022, ser afastada do cargo.

Diante disso, Assunção, no Paraguai, demonstrou interesse em receber o duelo. A cidade tem realizado investimentos em infraestrutura e hospitalidade para sediar eventos de relevância, principalmente ligados aos esportes.

Recentemente, a capital paraguaia superou as cidades de Rio de Janeiro (RJ) e Niterói (RJ) e foi escolhida para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-americanos de 2031.

Ainda assim, a final da Libertadores 2025 foi mantida no Estádio Monumental de Lima, casa do Universitario, que pode receber até 80 mil torcedores. O local também foi palco da final da competição em 2019, quando o Flamengo superou o River Plate.

Na final da temporada 2025, Flamengo, LDU Quito, Palmeiras e Racing estão classificados para as semifinais. Por conta da organização das chaves, é possível que Lima receba a quinta final seguida entre brasileiros.

Pautas

A reunião protocolar tratou de assuntos relacionados à logística e segurança da final. Foram definidas as acomodações designadas para cada equipe, locais de treinamento, frota de transporte e protocolos médicos e de doping.

Também foram detalhadas as atividades planejadas para a Fan Zone, espaço voltado para os fãs na cidade-sede, e das transmissões, que serão realizadas para 194 países.

“Buscamos o brilho do futebol sul-americano, buscamos a excelência ao longo de todo o torneio, com um clímax: uma final repleta de emoção, paixão, bom futebol e fair play. Uma prova de que estamos no caminho certo é o crescimento de 19% na audiência da Libertadores em relação ao ano passado.”

Disputas de bastidores

A reunião promovida pela Conmebol em Luque, no Paraguai, também promoveu o encontro entre Leila Pereira, presidente do Palmeiras, e Luiz Eduardo Baptista, o Bap, que preside o Flamengo.

Nas últimas semanas, os dirigentes têm protagonizado uma disputa intensa nos bastidores por conta da divisão de receitas em busca da formação de uma liga de clubes.

O assunto é pauta entre representantes da Liga Forte União (LFU) e Liga do Futebol Brasileiro (Libra). Em julho, porém, Bap afirmou que não o Flamengo não aceitará uma divisão de receitas mais igualitária, premissa para a formação de uma liga única.

Leila Pereira, então, rebateu as falas do presidente rubro-negro, afirmando que trata-se de uma medida necessária para elevar o futebol brasileiro.