Continental Pneus premiará melhores jogadores de defesa da Copa do Brasil com NFT

Patrocinadora da Copa do Brasil, a Continental Pneus decidiu ativar o aporte com uma premiação aos melhores jogadores defensivos do torneio. A partir do encerramento da terceira fase da competição, o que ocorrerá no último dia deste mês, a marca dará ao melhor jogador de defesa de cada fase até a final um NFT (token não fungível).

De acordo com a multinacional alemã, o “Jogador Defensivo Continental Pneus” tem como objetivo reconhecer o atleta que deu maior segurança à sua equipe, contribuindo assim para o seu time avançar de fase na Copa do Brasil. Neste ano, cinco jogadores serão premiados até a final, que será disputada em outubro.

“Segurança é um dos pilares da marca Continental, e queremos conectar esses dois mundos: o da segurança automotiva com o jogador defensivo. Há sete anos, somos patrocinadores da Copa do Brasil e nos desafiamos anualmente a inovar em nossos projetos de ativação. Isso é importante, pois desejamos que o nosso patrocínio ganhe uma visibilidade muito além das placas do gramado. Mas, claro, essa inovação precisa fazer sentido para a marca e, além de estar diretamente associada à tecnologia, algo muito presente no nosso DNA, a possibilidade de premiarmos o jogador com uma imagem exclusiva e nesse formato NFT é algo totalmente disruptivo no futebol brasileiro”, explicou Rodrigo Bonilha, vice-presidente da Continental Pneus.

A ideia de um token não fungível é criar um registro digital e transformá-lo em algo único, colecionável e valioso. De forma simplificada, trata-se de registrar uma imagem via criptografia, dando-lhe autenticidade e assim permitindo sua negociação. De acordo com o relatório Sports Outlook 2022, da consultoria Price Waterhouse Coopers (PwC), os NFTs e os ativos digitais são uma das dez principais tendências da indústria esportiva. Para a Continental, o NFT simbolizará a conquista de um troféu digital, único e exclusivo.

O artista contratado para realizar a ilustração exclusiva foi Rodrigo Doin, especializado em cartoon e que já executou trabalhos de sucesso para o Telecine, TNT Sports e Netflix, onde ilustrou o cartoon do documentário sobre Neymar. O NFT do “Jogador Defensivo Continental Pneus” será criado pela StadiumGo.

A escolha dos jogadores premiados será realizada pela Klefer, gestora comercial do torneio, utilizando dados de performance dos atletas a partir de diversos critérios, entre os quais quem mais desarmou, quem realizou mais passes certos, correu mais, o goleiro que efetuou as defesas mais importantes, entre outros. Ao final de cada fase, a Continental Pneus e a Copa do Brasil postarão em suas redes sociais uma arte especial divulgando o jogador escolhido e um exemplo do NFT que ele receberá.

“Para além da discussão sobre a sustentabilidade do mercado de NFTs enquanto ativo financeiro, estamos utilizando a tecnologia da forma como idealizada por seus criadores: uma obra de arte exclusiva, com certificado de propriedade registrado em blockchain, de forma a garantir a propriedade única e individual por parte do jogador premiado. Se daqui a 1 ou 10 anos esse item se tornar algo cobiçado e valioso, cabe unicamente ao jogador decidir o que fazer. Não é um ativo especulativo, é um presente da Copa Intelbras do Brasil e da Continental Pneus em reconhecimento à performance do atleta, e isso é o que dá o verdadeiro valor ao token”, resumiu Gustavo Andrade, gerente de marketing da Klefer.