O Corinthians apresentou, em parceria com a Nike, a terceira camisa do clube para a temporada 2024. O lançamento dá continuidade à campanha dos uniformes lançados no primeiro semestre, que têm como foco o combate ao racismo.
A nova peça será estreada pelo time feminino do Corinthians e teve as jogadoras negras do Timão como inspiração. O uniforme tem como objetivo refletir o compromisso do clube e da Nike na luta antirracista.
Com gola careca, a nova terceira camisa do clube apresenta listras verticais grossas em preto e branco por toda a peça, com cada manga de uma cor (preta e branca). O escudo do clube foi redesenhado, com um lado preto e o outro branco. Outra novidade é a logomarca da Nike dupla e posicionada na vertical.
O shorts também segue o design em preto e branco, enquanto as meias listradas completam o uniforme. Assim como nas camisas 1 e 2, os nomes e números dos atletas são exibidos em uma fonte na cor prata. A tipografia é complementada por uma textura baseada em símbolos de origem ganense.
Na parte de dentro da gola, à altura do pescoço, um emblema com uma mão pintada em preto e branco traz a inscrição “Tamo Junto e Misturado”, com o objetivo de exaltar a importância da união de todos no combate ao racismo.
“Essa camisa é uma representação da nossa luta, força e união em busca de igualdade. Embora eu não esteja mais em campo, vestir essa camisa é uma maneira de continuar contribuindo para a luta que sempre defendi. É um lembrete constante de que somos todos responsáveis por um futuro mais inclusivo e justo, tanto dentro quanto fora de campo”, disse Grazielle Pinheiro, a Grazi, ex-jogadora e atual executiva de futebol do time feminino do clube.
A nova terceira camisa estará disponível a partir do dia 3 de setembro de forma antecipada nas lojas da Nike, que incluem estabelecimentos físicos, site e aplicativo, além das lojas Centauro e Poderoso Timão, e o site Shoptimão. A partir de 6 de setembro, as peças poderão ser encontradas no restante do mercado.
Tecnologia
A camisa “versão jogador” conta com a tecnologia Nike Dri-Fit ADV, que usa os materiais básicos encontrados no Dri-Fit (tecido que proporciona uma evaporação mais rápida do suor) e conta com uma engenharia que mapeia e estuda o corpo dos atletas em movimento.
Já as peças na versão “torcedor” possuem o mesmo design, mas com o tecido Dri-Fit, que é feito de microfibras de poliéster.
Ações
A Nike e o Corinthians, em parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol (ODRF) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), possuem iniciativas que buscam contribuir com a igualdade racial no esporte.
Atletas das categorias de base, do time feminino e os funcionários do clube passaram por sessões de letramento racial promovidas pelo ODRF, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre as diversas formas de racismo e suas consequências.
Em complemento, a cartilha “Combatendo o Racismo no Futebol: Da Conscientização à Ação”, ferramenta para reflexões e inspiração na luta contra a discriminação, é disponibilizada pela Nike em seu site oficial.