O Corinthians realizará, nesta quarta-feira (15), uma ação de conscientização contra o feminicídio durante o clássico contra o Santos, válido pelo Campeonato Brasileiro. A iniciativa será estampada na camisa de jogo do time, com a pergunta “Quem matou Maria? Quem matou Joana? Quem matou Paula?”, em referência à violência de gênero que atinge milhares de mulheres no país.
A ação ocorre na mesma semana em que o país relembra a frase “Quem matou Odete Roitman?”, popularizada na novela “Vale Tudo”, nos anos 1980, cuja nova versão está no ar atualmente na TV Globo.
O clube propõe uma reflexão mais urgente e real, destacando que, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa a quinta posição no ranking global de feminicídios. Em 2024, foram registrados 1.492 casos, uma média de quatro mulheres mortas por dia.
Compromisso
Com a campanha, o Corinthians afirma que “reforça seu compromisso histórico com causas sociais e com o uso do esporte como plataforma de transformação”.
A ação busca envolver torcedores, imprensa e sociedade em uma discussão sobre o significado da pergunta “Quem matou?”, com o objetivo de transformar o esporte em um espaço de conscientização.