Corinthians e Bahia fazem ação conjunta na Semana da Consciência Negra

Consciência Negra é celebrada nesta segunda-feira (20) em todo o país - Reprodução / Instagram (@corinthians)

O Corinthians anunciou que dedicará a semana ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20), com uma série de atividades e discussões sobre igualdade, racismo e empoderamento. A iniciativa culminará no jogo contra o Bahia, na próxima sexta-feira (24), unindo-se ao time baiano em uma celebração conjunta.

Na partida, válida pela 35ª rodada do Brasileirão, os dois clubes usarão um patch especial em seus uniformes, simbolizando a luta contra o racismo.

Além da ação em campo, Corinthians e Bahia farão posts conjuntos nas redes sociais com a hashtag #JogoContraORacismo e realizarão um minuto de silêncio antes do início do jogo, com a mensagem estampada nos telões da Neo Química Arena.

Semana de ações

O clube paulista iniciará sua abordagem nas redes sociais destacando figuras negras importantes em sua história. Essas postagens rememoram a trajetória desses personagens, enquanto ressaltam a luta contínua pela igualdade racial. Um dos símbolos dessa batalha é a segunda camisa do time, listrada, cuja origem está associada à luta contra o racismo e à inclusão de pessoas marginalizadas no esporte.

Nesta terça-feira (21), a equipe de Responsabilidade Social do Corinthians receberá 30 crianças negras da comunidade TeleAtlas, proporcionando-lhes a oportunidade de interagir com jogadoras pretas do futebol feminino em uma conversa mediada pela meio-campista Grazi.

Outra ação do clube envolve a união entre arte, história e futebol na luta contra o racismo. Dez gravuras da obra “Futebol”, de Francisco Rebolo (1902-1980), serão autografadas pelos jogadores do elenco masculino do Corinthians. O quadro original retrata um momento significativo em que um jogador negro e um branco competem em igualdade, em 1936, representando a luta pela igualdade racial no esporte.

Essas gravuras autografadas serão vendidas, com toda a renda revertida para o projeto social Plano de Menina, que busca capacitar meninas da periferia e conectá-las a oportunidades profissionais. Os kits, que incluem as gravuras e o livro “O Negro no Futebol Brasileiro”, de Mário Filho, estarão disponíveis na loja Poderoso Timão da Neo Química Arena, na sexta-feira (24), durante o jogo contra o Bahia.

Além disso, também estarão à venda no estádio copos especiais em referência à campanha. Do mesmo modo, a renda será direcionada para a iniciativa Plano de Menina.

Sair da versão mobile