Na primeira fase do Brasileirão Feminino de 2024, o Corinthians foi o grande destaque tanto dentro quanto fora de campo. O clube, que avançou ao mata-mata em primeiro lugar na tabela, também foi o que mais atraiu torcedores durante a etapa classificatória. No total, 58.821 pessoas estiveram nos oito jogos da equipe como mandante neste ano, público 42,37% maior em relação à edição de 2023, quando 41.315 torcedores estiveram nos jogos do time do Parque São Jorge.
Com uma média de público em torno de 7,3 mil torcedores por partida, o Corinthians teve uma arrecadação total bruta com a venda de ingressos de R$ 1.080.478,50. Esse valor é aproximadamente de 83,52% a mais do que o faturamento do clube na primeira fase do Brasileirão Feminino de 2023, em que o time paulista gerou R$ 588.741,50 como receita total.
Já em valores líquidos, ou seja, com todos os custos e despesas das partidas descontados, o Corinthians embolsou R$ 309.033,33. Quando comparado à edição de 2023, o clube aumentou o seu faturamento líquido em 4,61% ou R$ 13.621,86, em termos financeiros. Além disso, o time paulista foi o único que terminou a primeira fase da competição com lucro em termos de renda com bilheteria.
Os outros 15 times ficaram no vermelho, sendo o pior resultado de 2024 registrado pelo rebaixado Santos, que vendeu 5.970 ingressos ao longo do torneio e ficou com um saldo negativo de R$ 241.849,71. Já o melhor, depois do Corinthians, ficou por conta do Avaí Kindermann. A equipe teve a presença de 1.022 pagantes nos seus jogos como mandante e um prejuízo de “apenas” R$ 5.153,22.
Visão geral
Em 2024, o Brasileirão Feminino registrou uma queda no público presente nos jogos, quando comparado ao ano passado. No total, a edição de 2023 atraiu 88.503 torcedores, enquanto, neste ano, foram 87.224 espectadores, ou seja, 1.279 pessoas a menos.
Vale destacar que a quantidade de torcedores que estiveram nos jogos do Corinthians corresponde a cerca de 67,4% do público total da primeira fase do torneio. Outro detalhe é que Flamengo, Fluminense e Botafogo, os três times cariocas na competição, disputaram a primeira fase com portões fechados.
Mesmo com a queda no público, a arrecadação bruta com bilheteria dos clubes cresceu em torno de 29,8% em 2024. Impulsionado mais uma vez pelo resultado do Corinthians, que faturou R$ 1.080.478,50 neste ano, a soma da renda dos times do Brasileirão Feminino de 2024 foi de R$ 1.247.986,00, enquanto o valor da edição de 2023 girou em torno de R$ 876 mil.
Assim como a receita bruta, as despesas também aumentaram. Em 2023, a soma dos custos da primeira fase do Brasileirão Feminino foi de R$ 1.960.036,73. Já na edição de 2024, o valor foi de 2.694.104,22, ou seja, cerca de 27,2% maior. O clube que teve mais despesas foi o Corinthians, com R$ 718.746,25 gastos em oito jogos.
O segundo time dessa lista foi o Palmeiras, que teve um custo total de R$ 285.093,40 na fase classificatória. Já o clube com a menor despesa da competição foi o Avaí Kindermann, que teve um custo de R$ 13.913,22 para mandar seus jogos no torneio.