Depois de passar meses flertando abertamente com a Adidas e quase fechar com a empresa alemã, o Corinthians optou por renovar com a Nike, encerrando oficialmente as conversas com a marca das três listras.
A informação foi divulgada inicialmente pelo portal GE. Iniciado em 2003, o vínculo do clube com a empresa norte-americana será prorrogado até 2035.
No começo deste ano, ainda durante a gestão do então presidente Augusto Melo, o Timão vinha negociando publicamente com a Adidas.
Em seu último discurso no cargo, pouco antes de sofrer o impeachment, o dirigente revelou detalhes do acordo que estava sendo encaminhado e que teria dez anos de duração, podendo render o valor global de R$ 1,2 bilhão ao clube.
Mas na primeira entrevista coletiva concedida à imprensa após o impeachment de Melo, o presidente interino Osmar Stabile optou por desconversar, ao ser questionado sobre o acordo com a marca alemã. À ocasião, o cartola optou por enaltecer a Nike.
Na disputa com a Adidas, a empresa norte-americana valia-se de uma cláusula de renovação automática presente no contrato com o Corinthians.
Caso o clube rompesse com a atual fornecedora, o caso poderia terminar em uma batalha judicial, que tornaria ainda mais conturbado o já complexo ambiente no Timão.
Valores
O contrato do Corinthians com a Nike, que passará a vigorar a partir de 2026, poderá render até R$ 1,3 bilhão ao clube, isso caso sejam atingidas todas as metas previstas no acordo, como os bônus pela chegada às finais de campeonatos ou o recebimento de R$ 25 para cada peça vendida, quando for ultrapassada a marca de 750 mil unidades comercializadas em uma temporada (na proposta da Adidas, a bonificação viria após 1 milhão de itens vendidos).
De concreto, a renovação com a Nike garantirá ao Corinthians luvas de R$ 100 milhões no ato da assinatura do contrato.
O clube receberá R$ 59 milhões anuais pelo vínculo, com o valor sendo reajustado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O novo contrato traz termos mais vantajosos para o Corinthians em relação ao acordo atualmente em vigor com a Nike, que rende a quantia de R$ 30 milhões anuais para o Timão.
O valor pago pela marca norte-americana à equipe paulista era considerado defasado, sobretudo em comparação ao contrato do Flamengo com a Adidas, renovado no ano passado e que deve garantir entre R$ 70 milhões e R$ 90 milhões anuais ao clube carioca, incluindo royalties e bonificações.
Vale lembrar que, a partir de 2026, a Nike contará com novos representantes no futebol brasileiro. Além do Corinthians, a marca será fornecedora de material esportivo do Vasco e do Atlético-MG.