O clássico entre Corinthians e São Paulo, marcado para esta terça-feira (30) e válido pela 4ª rodada do Campeonato Paulista, contará com uma ação especial. Por uma iniciativa do Memorial do Holocausto, dez sobreviventes terão seus nomes anunciados e cantarão o Hino Nacional ao lado dos jogadores dos dois times antes do início da partida na Neo Química Arena.
O objetivo da ação, que faz parte da campanha “Obrigado, Brasil”, é aproveitar a visibilidade do jogo e a paixão dos brasileiros pelo futebol para transmitir a mensagem “Diga Não ao Antissemitismo”. A iniciativa também serve para lembrar do Dia Mundial da Memória das Vítimas do Holocausto, celebrado no último sábado (27).
“No Brasil, foram recebidos de braços abertos, com carinho e respeito, puderam manter suas tradições e nunca sofreram algum tipo de preconceito. Os sobreviventes do Holocausto se consideram brasileiros de alma e de coração. Adoram e respeitam o país que os acolheu”, afirmou Marcio Pitliuk, curador do Memorial do Holocausto e idealizador da campanha.
O projeto também conta com o apoio da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Clube Hebraica, Federação Israelita de São Paulo (Fisesp), Fundo Comunitário e StandWithUs-Brasil.
O Holocausto ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando cerca de 6 milhões de judeus foram assassinados, naquele que é considerado o maior genocídio do século XX e um dos maiores da história da humanidade. As execuções em massa ocorreram por meio de um programa sistemático de extermínio étnico organizado pelo partido nazista alemão, liderado por Adolf Hitler.