Corinthians x São Paulo terá participação especial de sobreviventes do Holocausto

Sobreviventes de diversas nacionalidades vivem no Brasil desde o pós-guerra - Divulgação / Memorial do Holocausto

O clássico entre Corinthians e São Paulo, marcado para esta terça-feira (30) e válido pela 4ª rodada do Campeonato Paulista, contará com uma ação especial. Por uma iniciativa do Memorial do Holocausto, dez sobreviventes terão seus nomes anunciados e cantarão o Hino Nacional ao lado dos jogadores dos dois times antes do início da partida na Neo Química Arena.

O objetivo da ação, que faz parte da campanha “Obrigado, Brasil”, é aproveitar a visibilidade do jogo e a paixão dos brasileiros pelo futebol para transmitir a mensagem “Diga Não ao Antissemitismo”. A iniciativa também serve para lembrar do Dia Mundial da Memória das Vítimas do Holocausto, celebrado no último sábado (27).

“No Brasil, foram recebidos de braços abertos, com carinho e respeito, puderam manter suas tradições e nunca sofreram algum tipo de preconceito. Os sobreviventes do Holocausto se consideram brasileiros de alma e de coração. Adoram e respeitam o país que os acolheu”, afirmou Marcio Pitliuk, curador do Memorial do Holocausto e idealizador da campanha.

O projeto também conta com o apoio da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Clube Hebraica, Federação Israelita de São Paulo (Fisesp), Fundo Comunitário e StandWithUs-Brasil.

O Holocausto ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando cerca de 6 milhões de judeus foram assassinados, naquele que é considerado o maior genocídio do século XX e um dos maiores da história da humanidade. As execuções em massa ocorreram por meio de um programa sistemático de extermínio étnico organizado pelo partido nazista alemão, liderado por Adolf Hitler.

Sair da versão mobile