A Crypto.com desistiu de um acordo de patrocínio de cerca de US$ 500 milhões por cinco anos com a Champions League. A empresa de criptomoedas estava em fase final de negociação com a Uefa, mas, por conta da forte desaceleração do setor, decidiu não comprometeruma soma tão grande de dinheiro. As informações são do site SportBusiness.
De acordo com a publicação, o principal motivo para a desistência é uma reavaliação de gastos devido aos números do mercado. Entre novembro de 2021 e junho de 2022, houve uma queda de mais de US$ 2 trilhões no valor das criptomoedas, o que está deixando as empresas do setor com um pé atrás na hora de fazer investimentos mais vultosos.
O caso não é único e, ao que tudo indica, parece revelar uma tendência para os próximos meses. Segundo o SportBusiness, apenas nas últimas semanas a FTX desistiu de um acordo com o Los Angeles Angels (MLB), enquanto outra empresa não citada também desistiu de um acerto com o Washington Wizards (NBA).
Para fechar, a Voyager, uma das principais parceiras da NWSL, liga norte-americana de futebol feminino, e do Dallas Mavericks (NBA), faliu e, consequentente, também encerrou os patrocínios.
Dessa forma, o mercado vê uma inversão do que ocorreu nos últimos anos, em que as empresas de criptomoedas “invadiram” o marketing esportivo. Em 2021/2022, por exemplo, as marcas do setor chegaram a ser a segunda maior categoria de patrocínio na NBA. Em 2020/2021, ocupavam apenas a 43ª posição no ranking.
Como principais destaques do investimento do segmento na liga americana de basquete na temporada passada, podem ser citados os acordos de naming rights da Crypto.com com o antigo Staples Center, casa de Los Angeles Lakers e Los Angeles Clippers (NBA), Los Angeles Sparks (WNBA) e Los Angeles Kings (NHL), e da FTX com a antiga American Airlines Arena, casa do Miami Heat (NBA).
O primeiro foi fechado por US$ 700 milhões por um período de 20 anos, enquanto o segundo foi assinado por US$ 135 milhões por 19 anos.
Vale lembrar que, atualmente, a Uefa conta com sete patrocinadores para a Champions League: Heineken, PlayStation 5 (Sony), Lay’s (Pepsico), FedEx, Mastercard, Just Eat Takeaway e Oppo. Além deles, a Adidas é a fornecedora oficial de bolas da competição.