A 777 Partners, dona da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Vasco, adquiriu participação minoritária no Melbourne Victory, time que disputa a liga australiana. Segundo o clube, é “um dos maiores investimentos” obtidos por uma equipe de futebol da Austrália.
“O acordo com a 777 Partners fortalecerá nossa base de capital e permitirá ao clube impulsionar sua trajetória de crescimento, além de garantir sua longevidade na Austrália e no futebol, mantendo a marca, o tecido e a história do Melbourne Victory”, disse Anthony Di Pietro, presidente do Melbourne Victory.
Os valores do negócio não foram divulgados, mas o diário britânico Daily Telegraph afirmou que o investimento teria sido de US$ 50 milhões (R$ 260 milhões).
“O futebol está pronto para um tremendo crescimento na Austrália. Com base nisso, é estrategicamente importante que nosso grupo esteja aqui. O Melbourne Victory, com seu sucesso em campo e uma base de fãs leal e apaixonada, é o clube perfeito para nós”
Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
“Estamos comprometidos em fazer tudo isso respeitando a história e as tradições que o Melbourne Victory tanto ama”, acrescentou o executivo, referindo-se ao time que foi fundado em 1º de novembro de 2004 e está prestes a completar 18 anos.
Portfólio diversificado
Com sede em Miami, a 777 Partners possui participação minoritária no Sevilla, além de ser dona do Vasco, que tenta voltar à Série A do Brasileirão; Genoa, que disputa a segunda divisão da Itália; Standard Liège, time da elite da Bélgica; e Red Star, tradicional clube da França, fundado por Jules Rimet, que atualmente disputa a terceira divisão.
Com a chegada da 777 Partners ao Melbourne Victory, os investimentos estrangeiros na A-League (liga australiana de futebol) agora envolvem 6 dos 12 times da competição. Caminho inverso, porém, pode ser seguido pelo Adelaide United, que deve ser adquirido por investidores da própria Austrália.