A Qatar Sports Investments (QSI), dona do PSG, anunciou o interesse em se tornar sócia da Sampdoria, tradicional clube da Itália que, entretanto, disputará a segunda divisão do Campeonato Italiano na próxima temporada. A informação é do jornal francês L’Équipe.
De acordo com a publicação, a oferta está condicionada à venda do clube italiano para o empresário Andrea Radrizzani, cofundador da Eleven Sports e proprietário do Leeds, clube que disputou a Premier League, da Inglaterra, na última temporada e também caiu para a segunda divisão.
Radrizzani está envolvido na aquisição da Sampdoria por meio do fundo de gestão de ativos Gestio Capital, que apresentou oficialmente a oferta pelo clube italiano na semana passada. Os valores da oferta não foram divulgados.
A Qatar Sports Investments pretende, ao que tudo indica, investir em times de diversos países com ligas competitivas. Na França, o grupo é dono do Paris Saint-Germain. Na Espanha, possui interesse em comprar 51% do Málaga, clube recentemente rebaixado para a terceira divisão. Já no Brasil, procura uma forma de investir no Santos.
A parceria com Radrizzani, segundo a publicação francesa, pode abrir caminho para o grupo do Catar operar o Leeds, estendendo sua atuação à Inglaterra.
Situação atual
A Sampdoria já foi campeã da Serie A na temporada 1990/1991, quando contava com jogadores da seleção italiana como o goleiro Gianluca Pagliuca, a dupla de ataque Gianluca Vialli (falecido no último mês de janeiro) e Roberto Mancini, além do volante brasileiro Toninho Cerezo. A equipe também venceu quatro edições da Copa da Itália.
O título mais expressivo, porém, foi a Recopa Europeia de 1990, segunda competição mais importante do continente na época. À ocasião, derrotou o Anderlecht, da Bélgica, na final, por 2 a 0. Os gols foram marcados por Gianluca Vialli, ambos na prorrogação.
Nesta temporada, porém, a Sampdoria acabou rebaixada para a Serie B. Faltando uma rodada para o final da Serie A, a equipe de Gênova soma apenas 19 pontos, ocupa a última posição e não tem mais chance de escapar da degola.
O clube enfrenta graves dificuldades financeiras, pois não conseguiu pagar € 13,5 milhões (cerca de R$ 72,4 milhões, na cotação atual) em salários nos últimos três meses. A Sampdoria tem até esta terça-feira (30) para acertar os valores com o elenco. Se não conseguir, iniciará a próxima temporada, na segunda divisão, com -4 pontos.