A empresa de capital privado 777 Partners, dona da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Vasco, fez uma proposta para adquirir 64,7% do Hertha Berlin, no que seria o maior investimento de uma empresa estrangeira em um clube de futebol alemão.
O acordo, que está sujeito à aprovação do Conselho do Hertha e da Liga Alemã de Futebol (DFL), prevê que a investidora, que tem sede em Miami, nos Estados Unidos, compre a participação da Tennor Holding, empresa que investiu € 375 milhões (US$ 390,76 milhões) no clube desde 2019.
“Estamos vendendo nossas ações do Hertha para um conhecido investidor internacional de futebol que acredita no modelo de propriedade de vários clubes e está desenvolvendo-o ativamente com sucesso em todo o mundo”, afirmou Lars Windhorst, CEO da Tennor Holding.
Para contornar os regulamentos de propriedade 50+1 da Bundesliga, os direitos de voto da 777 Partners no Hertha Berlin seriam restritos a 49%, com os membros do clube representando os 51% restantes.
Conglomerado esportivo
Se receber autorização, o Hertha Berlin se juntará à crescente lista de clubes de futebol da empresa de capital de risco dos Estados Unidos. O conglomerado é dono de uma parcela minoritária no Sevilla, da Espanha, e no Melbourne Victory, da Austrália, além de controlar Vasco, no Brasil, Genoa, que disputa a segunda divisão italiana, e Standard de Liege, da Bélgica.
“Acreditamos que o Hertha Berlin se beneficiará imensamente com este novo acionista, que traz não apenas força financeira, mas muito profissionalismo, grande experiência e uma impressionante rede internacional de clubes de futebol na Europa, Américas e Austrália”, analisou Windhorst.
“O investimento da 777 Partners é, portanto, também um investimento em um futuro sólido, viável e bem-sucedido do Hertha Berlin”, completou.
De fato, o interesse da 777 Partners pelo Hertha Berlin veio por conta de estar sediado em uma grande metrópole e ser um clube com muita tradição no futebol alemão.
“Como membro fundador da Bundesliga, o Hertha Berlin é um dos clubes de futebol mais importantes e históricos da Alemanha”
Josh Wander, fundador e dono da 777 Partners
“Estamos ansiosos para obter a aprovação das partes interessadas do clube para que possamos fornecer ao Hertha acesso à nossa equipe de profissionais de classe mundial para apoiar o sucesso contínuo do clube dentro e fora de campo”, finalizou o executivo.