“Efeito James Rodríguez” turbina redes sociais do São Paulo

James Rodríguez assinou contrato com o São Paulo até junho de 2025 - Reprodução / Instagram (@saopaulofc)

Desde a semana passada, o São Paulo está na boca do povo. Nos últimos dias, o clube do Morumbi tem conseguido atrair as atenções até mesmo de pessoas de fora do meio futebolístico. Tudo graças à contratação do colombiano James Rodríguez.

Um dos destaques da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil (com direito ao Prêmio Puskás, conquistado por conta do golaço marcado contra o Uruguai), o atleta acumula passagens por diversos times aclamados da Europa, como Porto, Monaco, Real Madrid e Bayern de Munique. Aos 32 anos de idade, sua última passagem havia sido no futebol grego, atuando pelo Olympiacos.

A carreira do atleta pós-2014 até pode ter tido vários percalços por conta de lesões que sofreu nos gramados, o que não impede, contudo, que sua chegada tenha criado uma mobilização intensa, capaz de fazer o São Paulo furar a bolha das redes sociais e conquistar um engajamento surpreendente nos últimos dias.

Para se ter uma ideia do que isso significa, basta levar em conta o desempenho médio do clube no Instagram, por exemplo, rede em que o time paulista acumula 5,4 milhões de seguidores. Em geral, uma postagem com fotos dos atletas treinando alcança em torno de 30 mil curtidas.

Já conteúdos relacionados aos jogos tendem a ultrapassar 100 mil reações. Mas apenas em ocasiões especiais, como na vitória sobre o Palmeiras, em pleno Allianz Parque, pelas quartas de final da Copa do Brasil, o Instagram do São Paulo consegue superar a marca de 500 mil likes em uma postagem.

Com a vinda de James Rodríguez, porém, a euforia fez esses números dispararem. O vídeo com o anúncio oficial da contratação do colombiano, postado em colaboração com o perfil do jogador, alcançou mais de 1,1 milhão de curtidas no Instagram.

Fenômeno nas redes

Em que pesem os altos e baixos na carreira, James Rodríguez alcançou o status de principal estrela do futebol colombiano na última década. E isso se reflete nas dimensões de suas redes sociais. Nesse campo, o jogador é um verdadeiro fenômeno, acumulando 106,5 milhões de seguidores, nas somatórias de Facebook, Twitter e Instagram. Aqui, vale lembrar que pode ocorrer de uma mesma pessoa seguir o jogador em mais de uma plataforma.

São 51,6 milhões de fãs no Instagram (quase 100 mil pessoas a mais do que a população total da Colômbia e um quarto do total de moradores do Brasil), 36 milhões no Facebook e 18,9 milhões no Twitter. Os números são superlativos para a realidade do futebol brasileiro, mesmo para um clube como o São Paulo, que conta com a terceira maior torcida do país e possui diversas conquistas internacionais.

James Rodríguez tem 2,8 vezes mais seguidores no Instagram que o Flamengo, time de maior torcida do Brasil. Aliás, mesmo que somássemos os seguidores do clube carioca e de Corinthians, São Paulo e Palmeiras, faltariam 13 milhões de fãs para igualarmos os números do colombiano na rede da Meta.

A foto de James com a camisa do São Paulo e a legenda “Agora sou Tricolor” ultrapassou 1,6 milhão de curtidas e ainda mobilizou uma série de celebridades nos comentários, não apenas atuais jogadores e ex-atletas do clube, mas também figuras como Jimmy Butler, do Miami Heat, e a cantora Anitta.

A quantidade de reações alcançadas pelo colombiano nessa postagem específica conseguiu superar até mesmo a marca estabelecida pela outra grande contratação do ano, que foi a chegada de Luis Suárez ao Grêmio, ocorrida em janeiro. A foto do uruguaio assinando contrato, já trajado com a camisa do clube gaúcho, obteve pouco mais de 1,5 milhão de likes até o momento.

O relato do assessor de imprensa Felipe Espindola, que foi a Medellín para participar da produção de conteúdos sobre o jogador, ajuda a dar uma dimensão do impacto que a contratação de James Rodríguez pelo São Paulo alcançou na Colômbia.

“Agora, pouco antes de embarcar pro Brasil, o policial colombiano viu o símbolo do clube na capa do passaporte e na hora falou que era a nova equipe do James. Que estava torcendo muito e que ele ajudaria muito dentro e fora de campo”, afirmou o jornalista, em seu Instagram.

Nos próximos dias, ficará mais claro o que o São Paulo fará para capitalizar o “Efeito James Rodríguez”, inclusive junto às marcas.

E vale lembrar ainda que existe a possibilidade real do colombiano encarar, logo na chegada, uma prova de fogo: o jogo de volta contra o Corinthians, no próximo dia 16, pela semifinal da Copa do Brasil. Até lá, a tendência é que a euforia siga ditando o ritmo de torcedores e fãs tricolores. O que virá depois, só o tempo dirá.

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