Eleições gerais no Brasil tiram final da Sul-Americana do Mané Garrincha, em Brasília

A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) divulgou oficialmente, na noite desta quinta-feira (23), a mudança de local da final da Copa Sul-Americana 2022. A decisão, que estava marcada para 1º de outubro no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), teve a data mantida, mas foi transferida para o Estádio Mario Kempes, em Córdoba, na Argentina.

Segundo o Conselho da CONMEBOL, a mudança foi um pedido feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade que comanda o futebol brasileiro deu como justificativa as eleições gerais no Brasil, em especial a presidencial, já que a sede do governo federal fica justamente em Brasília. O primeiro turno está marcado para 2 de outubro, um dia depois da final, o que poderia causar transtornos na capital nacional.

Com a decisão tomada, restava definir para onde seria levada a final. A cidade argentina de Córdoba foi a única a se apresentar para receber o jogo e acabou escolhida. Será a segunda vez em três anos que o Estádio Mario Kempes sediará a decisão da Sul-Americana. Em 2020, foi palco da vitória do Defensa y Justicia sobre o Lanús por 3 a 0, com o duelo argentino sendo disputado com portões fechados por conta da pandemia.

Ainda não há uma confirmação por parte da CONMEBOL, mas a tendência é que o Mané Garrincha seja sede da final do torneio em 2023. Vale lembrar ainda que a outra grande competição organizada pela entidade segue com o que já estava definido: a Copa Libertadores 2022 será decidida no dia 29 de outubro, no Estádio Monumental em Guayaquil, no Equador.

Sair da versão mobile