“Em casa”, Messi vira xodó comercial da Copa América

Lionel Messi em campo durante amistoso da seleção argentina - Reprodução / X (@Argentina)

Mesmo longe da Argentina, Lionel Messi estará em casa durante a Copa América 2024, que será disputada nos Estados Unidos. Atuando na MLS, a liga norte-americana de futebol, desde junho de 2023, o craque é um dos responsáveis pelo crescimento do interesse do país no futebol e será um dos principais focos de atenção do torneio.

Desde que chegou ao Inter Miami, o camisa 10 tem impactado fortemente a indústria do futebol no país. Em um ano, o craque argentino gerou, por exemplo, milhares de assinantes para o MLS Season Pass, serviço da Apple que transmite a liga dos EUA globalmente.

Com sua grande influência, Messi terminou as duas últimas temporadas como dono da camisa mais vendida da MLS, mesmo tendo sido contratado na metade da temporada, e ainda contribuiu para que o Inter Miami fechasse novos acordos comerciais, como as parcerias com Visa e Royal Caribbean.

Possivelmente a última da carreira, a Copa América 2024 deve representar mais uma oportunidade para Lionel Messi brilhar dentro e fora de campo, como uma estrela dos negócios.

Parceiros

Messi chega para disputar o torneio continental com acordos de patrocínio com diversas grandes marcas globais. Em seu portfólio de parceiros estão Adidas, Apple, AB-Inbev, Bitget, Cirque du Soleil, Konami, Mastercard, Mengniu e Lay’s (apenas nos EUA), entre vários outros.

O argentino se destaca também no mercado norte-americano, com parcerias com empresas expressivas dos Estados Unidos, como Hard Rock Cafe e Lowe’s (o craque é o único jogador de futebol patrocinado pela empresa de materiais de construção).

A cadeia de restaurantes temáticos Hard Rock Cafe, por exemplo, possui lanches feitos em parceria com o jogador. Sua transferência para os Estados Unidos, inclusive, foi comemorada pela marca com o lançamento de um sanduíche inspirado em seu prato favorito.

Campanhas

A posição de Lionel Messi como o principal ativo da Copa América 2024 se expressa também na utilização que sua imagem tem tido por parte de diversas patrocinadoras da competição. O argentino é o foco de campanhas divulgadas por várias marcas para o torneio.

A Mastercard, que patrocina o torneio organizado pela Conmebol e tem Messi como seu embaixador desde 2018, explorou a grandeza do argentino nos Estados Unidos. Na campanha batizada de “Giving Back” (“Retribuindo”, em tradução livre), os estabelecimentos não aceitam pagamentos do jogador como forma de agradecimento por seus feitos no futebol.

A Michelob Ultra também exaltou o camisa 10 da Argentina. Em uma ação publicitária, a marca de cerveja patrocinadora da Copa América 2024 colocou Luis Suárez, jogador uruguaio e companheiro de Messi no Inter Miami, apenas como seu melhor amigo. Na produção, o craque do Uruguai é abordado por pessoas que procuram ingressos para jogos da Argentina ou autógrafos do argentino.

A marca da AB-Inbev também aproveitou o torneio para lançar uma latinha personalizada, em edição limitada, do ídolo argentino. “Uma lata de edição limitada, para um jogador de futebol de outro planeta”, afirmou a Michelob Ultra, na divulgação do produto nas redes sociais.

A Adidas, mesmo não sendo patrocinadora da Copa América 2024, patrocina Messi desde o início de sua carreira e também não perdeu a oportunidade de utilizar a participação do argentino no torneio em campanhas (mesmo caso, por exemplo, da Bitget). A marca alemã de material esportivo lançou uma chuteira dourada, que será utilizada exclusivamente pelo camisa 10 da Argentina.

Batizada de F50 Triunfo Dorado, chuteira será usada pelo camisa 10 da Argentina na Copa América – Divulgação / Adidas

Messi x estrelas

Em comparação com outras estrelas do futebol que também disputarão a Copa América 2024, Lionel Messi também se destaca. O capitão da seleção argentina domina a quantidade de acordos se comparado com nomes de relevância como o brasileiro Vinicius Júnior e o uruguaio Luis Suárez, por exemplo.

Vinicius Júnior, principal ativo comercial entre os jogadores da seleção comandada por Dorival Júnior, tem 10 acordos, com marcas como Nike, Pepsi, Playstation e Gatorade. Já Luis Suárez, principal nome da Celeste, acumula 7 acordos, com Puma, MyBrand, Tronsmart e Cablevisión entre eles.

Sair da versão mobile