Em decisão inédita, Fifa remove Indonésia como país-sede do Mundial Sub-20

A pouco menos de dois meses para o início do Mundial Sub-20 de futebol masculino, a Fifa disse que removeu a Indonésia como país-sede da competição. Sem alterar as datas dos confrontos, a entidade afirmou que anunciará um novo anfitrião “o mais rápido possível”. 

“Após a reunião de hoje entre o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e o presidente da Associação de Futebol da Indonésia (PSSI), Erick Thohir, a Fifa decidiu, devido às circunstâncias atuais, remover a Indonésia como sede da Copa do Mundo Sub-20 da Fifa 2023”, afirmou o comunicado. 

A circunstância citada na nota é a participação da seleção de Israel. Houve protestos e pressão por um boicote à seleção israelense no Mundial. Os dois países não possuem relações diplomáticas, e a comunidade indonésia é defensora fervorosa da causa da Palestina. 

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, chegou a enviar Erick Thohir, que também é ex-presidente da Internazionale, da Itália, para uma reunião com Gianni Infantino, mas não houve consenso.

Oito anos depois

Em campo, vale lembrar que o Brasil está classificado para o Mundial Sub-20. Após oito anos sem conquistar vaga para o torneio, a seleção brasileira se classificou após vencer o Paraguai por 2 a 0 em partida equilibrada, disputada em fevereiro deste ano, em Bogotá, na Colômbia.

Sair da versão mobile