O Manchester United anunciou uma receita recorde de £ 648 milhões (equivalente a R$ 3,9 bilhões, na cotação atual) no último ano fiscal, encerrado em junho de 2023. Este valor representa um aumento de 11% em comparação com a temporada anterior, impulsionado pelo crescimento nos setores comercial e de receita obtida em dias de jogos. O recorde anterior era de £ 627 milhões, conquistado na temporada 2018/2019.
Entretanto, no relatório, o United não apresentou nenhuma atualização sobre o processo de venda do clube, que teve início há 11 meses e está em andamento.
A receita comercial, composta por patrocínios e mercadorias, liderou o crescimento com £ 303 milhões, um aumento de 17,5%, impulsionado por novos acordos de patrocínio e pela excursão de pré-temporada da equipe em 2022.
Balanço
A receita de transmissão do clube caiu 3%, totalizando £ 209 milhões, devido à participação do clube na Europa League, em vez da Champions League, na temporada 2022/2023. No entanto, o Manchester United se classificou para a Champions nesta temporada e tem a intenção de recuperar a receita advinda dos direitos de transmissão.
O faturamento em dias de jogos aumentou 23%, atingindo £ 136 milhões. O clube informou que vendeu 2,4 milhões de ingressos, superando o recorde anterior, estabelecido na temporada 2016/2017. Os ingressos para a temporada atual se esgotaram na taxa mais rápida de todos os tempos, com a menor rotatividade já registrada, e há mais de 150 mil pessoas na lista de espera por bilhetes.
A folha de pagamento da equipe caiu £ 53 milhões, atingindo um total de £ 331 milhões, mas ainda não foi suficiente para gerar lucro líquido, com a equipe registrando um prejuízo de £ 29 milhões. Com isso, o Manchester United relatou um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de £ 155 milhões, quase o dobro do ano anterior.
Para o ano fiscal de 2024, o clube projeta uma receita entre £ 650 milhões e £ 680 milhões, e um Ebitda ajustado entre £ 140 milhões e £ 165 milhões.
Novos patrocínios
Além disso, os negócios do Manchester United receberão um impulso devido a dois acordos recentes. No mês passado, o clube assinou um novo acordo de patrocínio com a Qualcomm, que colocará a marca Snapdragon no espaço nobre das camisas do clube, substituindo a TeamViewer. O acordo entrará em vigor na temporada 2024/2025.
Os termos do contrato não foram divulgados, mas, de acordo com o site norte-americano Sportico, será o maior acordo de patrocínio de camisa do futebol mundial. Atualmente, o recorde pertence ao Real Madrid, que tem contrato com a companhia aérea Emirates no valor de aproximadamente US$ 75 milhões por ano.
Além disso, houve a renovação do contrato com a Adidas. A empresa alemã de artigos esportivos investirá nada menos que £ 900 milhões (cerca de R$ 5,4 bilhões, na cotação atual) para ser a fabricante oficial dos Red Devils até 2035.