A Federação Paranaense de Futebol (FPF) fechou, nesta terça-feira (21), uma parceria com a agência End to End, que passará a ser responsável pela gestão executiva comercial do Campeonato Paranaense. Esta é a primeira vez que a agência especializada em marketing esportivo e ativações assume o comando completo das propriedades de um torneio estadual.
O contrato engloba desde a estruturação e precificação das cotas de patrocínio até a criação de novas propriedades comerciais e ativações. Além disso, a End to End será responsável pelo atendimento publicitário aos patrocinadores e pela gestão do “hub comercial” que reunirá as marcas parceiras do torneio, bem como colaborará com a identidade visual e o conceito criativo do campeonato.
“Assumir a gestão comercial do Campeonato Paranaense é potencializar o que ele tem de mais valioso: o regionalismo que pulsa em cada cidade e o engajamento genuíno da torcida. Nossa missão é posicioná-lo como o campeonato mais autêntico do país e construir um ecossistema sustentável em que marcas, clubes e torcedores se sintam igualmente valorizados. Integraremos ativações nos estádios e no digital, dados e criatividade, para fazer do Estadual uma plataforma relevante de negócios, entretenimento e relacionamento”, destacou Marinho Barros, gestor do projeto pelo Grupo End to End.
O principal desafio da agência será ampliar a valorização do Estadual e fortalecer a conexão entre clubes, patrocinadores e torcedores. Em 2025, o Campeonato Paranaense contou com nove patrocinadores oficiais: Sanepar, BETesporte, JCanedo, Zaeli, XBRI Pneus, Fomento Paraná, Sancor, Sicredi e Topper.
A expectativa, no entanto, é de que o novo modelo de gestão amplie esse número e diversifique os formatos de exposição de marca.
“A parceria com a End to End representa um passo importante para o fortalecimento do futebol paranaense. Queremos um campeonato cada vez melhor, mais moderno, atrativo e valorizado, tanto para os clubes quanto para o torcedor. Acreditamos que essa união trará novas oportunidades comerciais e de visibilidade, consolidando o Campeonato Paranaense como umas das competições mais relevantes do país. Estamos felizes em receber a End to End como parceira e confiantes de que, juntos, faremos um futebol paranaense ainda mais forte”, disse Hélio Cury Filho, presidente da Federação Paranaense de Futebol.
Além das novidades fora de campo, a edição de 2026 do Campeonato Paranaense também terá mudanças estruturais. O torneio contará com 12 clubes, divididos em dois grupos, com confrontos entre as chaves e fases eliminatórias em jogos de ida e volta. A competição, que terá 12 datas, cinco a menos do que neste ano, começará em 7 de janeiro e terminará em 7 de março, já em alinhamento com o novo calendário criado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
LEIA MAIS: CBF oficializa Copa Sul-Sudeste, Copa do Brasil com final única e Brasileirão “invadindo” Estaduais