Ganhador de cinco Copas do Mundo e responsável por revelar grandes craques, que revolucionaram o jogo com seu talento e criatividade, o Brasil ostenta há décadas o apelido de “País do Futebol”.
Nos dias que seguem, mesmo que a camisa amarela da seleção brasileira ainda desperte admiração e respeito no exterior e que nossos craques ainda brilhem mundo afora (Vinicius Júnior, do Real Madrid, é um dos favoritos a ganhar a Bola de Ouro deste ano), pode ser que a alcunha pomposa já não faça tanto sentido.
Quando o assunto são clubes e competições badaladas, Inglaterra e Espanha é que são os atuais países do futebol. Isso é o que mostra o estudo “The Global Fan”, encomendado pela empresa de tokens digitais Chiliz e realizado pelo CLV Group, que ouviu 8 mil pessoas em diferentes países.
A pesquisa constatou que 33% dos entrevistados declaram-se torcedores de times do exterior. No Reino Unido, o percentual é de apenas 13,31%, enquanto na Nigéria, país mais populoso da África e sexto do mundo, esse índice chega a 66,96%.
No Brasil, 84,63% dos entrevistados declararam ter interesse por clubes estrangeiros. Ao mesmo tempo, 21,75% dos entrevistados no país disseram torcer por times do exterior.
Premier League e LaLiga dominam
Atualmente, os times de Inglaterra e Espanha concentram as maiores fatias de fãs globais, com 37,02% e 25,32%, respectivamente, do total apontado pela pesquisa. Enquanto isso, os clubes brasileiros mobilizam apenas 2,96% dos entrevistados.
O predomínio inglês e espanhol se reafirma quando analisamos as competições mais assistidas pelos fãs globais de futebol. A Premier League tem 32,2% de espectadores no exterior, ao passo que a LaLiga concentra 22,7%.
A partir daí, surge um fosso em relação às demais competições. Mesmo campeonatos de ponta da Europa não são capazes de fazer frente ao poderio da Inglaterra e da Espanha.
Confira abaixo a lista dos campeonatos de futebol com maiores percentuais de fãs globais, segundo o estudo “The Global Fan”, da Chiliz:
A Série A do Brasileirão, principal competição de clubes do país, ocupa a sétima colocação no ranking, com 2,2% de fãs no exterior. Além de Premier League e LaLiga, o campeonato nacional aparece atrás de Bundesliga (5,5%), Serie A, da Itália (4,6%), Ligue 1 (2,8%) e até mesmo da EFL Championship, segunda divisão inglesa, que tem 2,6%.
Chama a atenção o fato de nem a Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos, tampouco a Saudi Pro League, da Arábia Saudita, aparecerem entre as ligas mais populares do planeta, de acordo com o estudo da Chiliz.
Nos últimos tempos, as duas competições fizeram investimentos elevados em contratações, com direito às duas principais estrelas do futebol mundial, Lionel Messi, que foi jogar na MLS, e Cristiano Ronaldo, que atua na Saudi Pro League.
Por enquanto, porém, esse movimento ainda não conseguiu gerar resultados concretos, no sentido de fidelizar fãs globais para as duas competições bilionárias.
Clubes mais populares
Algo que ajuda a explicar a enorme legião de fãs da Premier League e da LaLiga é a grande popularidade de seus clubes. No caso da competição espanhola, o poderio está diretamente relacionado à dupla Real Madrid e Barcelona, que são os times com maiores percentuais de fãs declarados na pesquisa.
O atual campeão da Champions League lidera a lista, com 15,68% de fãs. Já a equipe catalã está em segundo lugar, com 10,4% do total. Apesar de serem os únicos espanhóis na lista dos 10 clubes mais populares no exterior (o Atlético de Madrid está em 12º lugar, com 1,77%), Real Madrid e Barcelona demonstram força suficiente para projetar a LaLiga globalmente.
O Top 10 do estudo “The Global Fan” traz nada menos que seis clubes da Inglaterra. O mais bem-posicionado é o Manchester United, que ainda se beneficia da grande popularidade construída ao longo da “era Alex Ferguson“, quando a equipe se consolidou como a mais vitoriosa da Premier League. Os Red Devils estão em terceiro lugar na lista geral, com 9,79% de fãs.
Os outros clubes ingleses no Top 10 são Chelsea (6,74%), Arsenal (5,94%), Tottenham (5,82%), Manchester City (5,26%) e Liverpool (5,06%).
O time mais popular da Alemanha no exterior, segundo o relatório, é o Bayern de Munique (9º lugar geral), com 4,12% da preferência dos entrevistados. Na França, destaque para o PSG (10º), com 2,08%. Na Itália, quem desponta é o Milan (11º), com 2,04%.
O chamado “País do Futebol” aparece apenas na 20ª posição no estudo. No Brasil, segundo o “The Global Fan”, quem dá bola ainda é o Santos. A equipe, que atualmente disputa a Série B do Brasileirão, foi citada por 0,56% dos entrevistados. Sinal de que o clube ainda preserva parte da mística construída ao longo das décadas de 1950, 1960 e 1970, quando teve em seu elenco o Rei Pelé.
O Santos, porém, não é a equipe da América do Sul com maior percentual de fãs. Esse título pertence ao Boca Juniors, da Argentina, que ocupa a 16ª colocação na lista, tendo sido citado por 0,7% dos entrevistados.
Além do Peixe, São Paulo e Flamengo são os outros brasileiros que obtiveram certo destaque no relatório, mas com índices bem abaixo dos alcançados pelos times que lideram o ranking. Vale lembrar que as menções certamente têm relação com as conquistas internacionais relevantes obtidas pelos dois clubes ao longo de suas respectivas histórias.
Confira os índices alcançados por Santos, São Paulo e Flamengo no relatório da Chiliz:
“O futebol brasileiro, apesar de seu imenso potencial, ainda sofre para ganhar notoriedade e envolvimento no cenário global. Muito se deve a barreiras de acesso, seja por distribuição, idioma, cultura e mesmo por questões geográficas”, avaliou Bruno Pessoa, que lidera as operações do Grupo Chiliz no Brasil.
Também chama a atenção no estudo o fato de que o futebol brasileiro ocupa a terceira colocação entre os entrevistados dos Estados Unidos, com 8,75% de menções, ficando à frente, em popularidade, das ligas da Itália (6,81%) e da Alemanha (5,79%).
Estrangeiros que fazem sucesso no Brasil
O relatório “The Global Fan” indica que 21,75% dos brasileiros torcem por clubes do exterior. Segundo o estudo, a LaLiga é a competição estrangeira mais popular no país, com 41,7% da preferência.
Vale lembrar que, ao longo das últimas décadas, a Espanha tem sido destino de alguns dos principais ídolos do futebol brasileiro, desde Bebeto e Romário nos anos 1990, passando em seguida por Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos, Rivaldo e depois Neymar, até chegarmos a nomes como Vinicius Júnior, Rodrygo e Raphinha.
Em seguida, vêm as ligas de Inglaterra (20,35%), Portugal (8,52%), Estados Unidos (5,86%) e Itália (5,31%). Entre os clubes, os gigantes espanhóis lideram com folga a lista das maiores torcidas para estrangeiros no Brasil. O Real Madrid tem 30,48% da preferência, ao passo que o Barcelona alcança 16,05%.
Confira a lista dos clubes estrangeiros com maiores torcidas no Brasil, segundo o estudo “The Global Fan”:
Entre os fatores mais citados pelos entrevistados para justificar a torcida por determinado clube estrangeiro destacam-se: história e tradição do time (63,5%), desempenho atual nas competições (53,65%) e jogadores e técnicos individuais (52,54%).