Depois de disputar a Série B por três anos seguidos, o Cruzeiro voltará à primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2023 e celebrará, além do resultado alcançado dentro de campo, uma perspectiva de evolução nas suas receitas. Isso acontece porque fontes de recursos como direitos de transmissão e patrocínios são consideravelmente impactadas quando uma equipe é rebaixada no Brasileirão.
Como prova disso, em 2020, na primeira temporada do clube na Série B, a receita total do Cruzeiro corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), segundo o Relatório XP/Convocados de 2021, foi de R$ 132 milhões, aproximadamente 2,5 vezes menor do que no ano anterior, em que a equipe mineira faturou R$ 333 milhões.
No entanto, quando Ronaldo Fenômeno assumiu o comando do time, em abril, e instaurou a sua forma de gestão, com corte de gastos, profissionalização dos departamentos e reestruturação da imagem da instituição, as coisas começaram a caminhar para o clube.
Dessa forma, o Cruzeiro conseguiu não só o acesso à Série A depois de duas temporadas sem sucesso como também o título da competição que, apesar de ser a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, teve a participação de times tradicionais, como Vasco e Grêmio, que também possuem orçamentos mais substanciais.
Direitos de transmissão
Por conta do retorno à primeira divisão, o Cruzeiro passará a ganhar mais dinheiro com a transmissão de seus jogos. Em 2023, o clube mineiro receberá R$ 22 milhões fixos relativos à cota da Globo. Dependendo do número de partidas exibidas e da colocação alcançada ao final do campeonato, esse valor poderá subir para cerca de R$ 100 milhões.
Além disso, no próximo ano, o Cruzeiro receberá os valores dos direitos de transmissão da Copa do Brasil e do Campeonato Mineiro da temporada 2023, que possuem modelos de remuneração diferentes do Brasileirão, mas ainda assim podem representar uma fonte significativa de faturamento ao clube, principalmente se a equipe conseguir bons resultados dentro de campo.
Patrocínios
Ao voltar à Série A, o Cruzeiro também valorizará suas propriedades publicitárias, uma vez que terá maior visibilidade com as transmissões na TV aberta, e abrirá espaço para negociar contratos de patrocínio mais rentáveis. Como as marcas que estiverem no uniforme da equipe, no estádio ou em outras áreas comerciais do clube aparecerão mais ao longo da temporada, isso favorecerá o time mineiro no momento de conversar com um possível parceiro.
* Estagiário da Máquina do Esporte, sob supervisão de Adalberto Leister Filho