Especial SAF: Brasil Futebol Expo 22 discutirá implantação da Sociedade Anônima do Futebol

Vista como uma das soluções para reestruturação e recuperação de alguns clubes brasileiros, o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) será um dos assuntos abordados durante a 2ª edição da Brasil Futebol Expo (BFExpo), maior evento da América Latina em educação, negócios, experiências e inovações, que será realizado de 4 a 8 de setembro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

O curso, que acontecerá no dia 6 de setembro, às 9h, contará com a participação de representantes da SAF do Botafogo; do advogado empresarial especializado em estruturação de dívidas e capital, Jean Cioffi; do executivo da XP Investimentos, Guilherme Avila; e do fundador da Win The Game, Claudio Pracownik.

As inscrições para o painel sobre SAF já estão abertas e podem ser feitas por meio do site da Brasil Futebol Expo. As vagas são limitadas. 

Participação em podcast

Pracownik, inclusive, foi um dos convidados do podcast “Além das 4 Linhas”, promovido pelo canal da Brasil Futebol Expo no YouTube. O episódio falou sobre o conceito deste novo modelo de gestão de clubes, adotado recentemente por Cruzeiro e Botafogo, e antecipou alguns cenários para os próximos meses.

Apresentado por Bernardo Pontes, colunista da Máquina do Esporte, o podcast contou também com a presença de Pedro Daniel, diretor executivo da Ernst & Young (EY).

“Se formos para o mercado europeu, nas cinco principais ligas do mundo, mais de 90% dos clubes são empresas. Então, enquanto estamos discutindo se funciona mudar o modelo ou não, isso já está testado há décadas”

Pedro Daniel, diretor executivo da Ernst & Young

No episódio, Daniel explicou que, apesar de ser novidade no Brasil, as SAFs são consolidadas na Europa.

“Apesar de ser uma discussão nova no Brasil, que estamos falando sobre clube-empresa como se fosse uma grande novidade, isso é uma questão óbvia em mercados mais desenvolvidos. Se formos para o mercado europeu, por exemplo, nas cinco principais ligas do mundo, mais de 90% dos clubes são empresas. Então, enquanto estamos discutindo se funciona mudar o modelo ou não, isso está testado há décadas [na Europa]”, afirmou.

Adoção da SAF

O executivo projetou que a maioria dos clubes brasileiros deverá adotar a SAF como modelo até o final do ano que vem.

“Óbvio que existem ciclos de SAF. Talvez a gente esteja no primeiro ciclo aqui no Brasil, com clubes em maior necessidade de fazer essa transformação. Mas acredito que não só o modelo veio para ficar, como ele já vem sendo aperfeiçoado. Acho que mais da metade dos clubes do país serão convertidos [para SAF] até o final do ano que vem”, opinou Daniel.

“A SAF é um meio, não um fim. Os clubes que não se organizarem, que não implementarem governança, que não profissionalizarem sua gestão, vão morrer”

Claudio Pracownik, fundador da Win The Game

Então os clubes que não aderirem ao modelo de SAF ficarão para trás? Para Pracownik, essa não é uma condição necessária.

“Acredito que não. A SAF é um meio, não um fim. Os clubes que não se organizarem, que não implementarem governança, que não profissionalizarem sua gestão, vão morrer”, disse.

“Uma vez que eles fazem isso, podem definir qual modelo seguir. Associativo? Como o Pedro falou, 90% dos clubes nos mercados consolidados são Sociedades Anônimas, mas você tem Barcelona e Real Madrid que têm desempenho esportivo maravilhoso e desempenho financeiro. O Barcelona agora [está] em estado de recuperação [financeira], mas isso faz parte da vida de qualquer empresa também. Quantas empresas saudáveis já não quebraram?”, ponderou.

Processo até SAF

O executivo acredita, porém, que o processo para um clube virar uma SAF precisa ser feito com calma, respeitando a história, a realidade, a política e as finanças de cada clube.

“Ou seja, virar uma empresa não quer dizer que você vai se manter como uma empresa saudável. A SAF é um meio. Essa corrida, esse ‘pote de ouro’, de que todo mundo tem que virar SAF, tem trazido uma série de preocupações, e a gente tem debatido muito isso”, afirmou Pracownik.

BFExpo 22

A Brasil Futebol Expo também terá um mundo de experiências e inovações. A entrada para o evento poderá ser trocada por 1kg de alimento, e para isso é preciso realizar a inscrição no site da BFExpo e levar a doação no dia escolhido.

O ingresso solidário vale para visitação do piso térreo do Pro Magno Centro de Eventos, onde estará concentrada a parte de entretenimento da BFExpo 2022, com dezenas de experiências para curtir o dia com a família e os amigos.

Lá, estarão montadas todas as quadras de futsal, futevôlei, society e street. Serão disputados diversos torneios e jogos previstos para o evento, como das ligas Nacional (masculina) e Feminina de Futsal, Ligay, Futsal Down, futebol para amputados, Copa Imprensa Aceesp, além de competições com universitários, escolas particulares e públicas, e projetos sociais com crianças da cidade de São Paulo.

O público ainda encontrará estandes do clube de coração e de marcas e empresas ligadas ao futebol. No térreo, também haverá uma arena gamer, onde os visitantes poderão jogar e campeonatos de games serão disputados, além de estrutura para teqball, futmesa, street e o simulador de VAR, sucesso da primeira edição do evento, no qual os fãs de futebol poderão operar o árbitro de vídeo. Estão previstas ainda ativações com os influenciadores Luva de Pedreiro e do canal Desimpedidos

Serviço

O que: Brasil Futebol Expo 2022

Quando: 4 a 8 de setembro

Onde: Espaço Pro Magno, em São Paulo

Endereço: Avenida Professora Ida Kolb, 513, Casa Verde

Ingressos: https://brasilfutebolexpo.com.br/

Sair da versão mobile