A ESPN estreou, nesta quinta-feira (8), em parceria com a Canal Azul Filmes, o documentário “Neymar Jr.”. Em 50 minutos, a produção conta a história de vida do jogador e a trajetória no futebol para se tornar um dos melhores do mundo e único, após Pelé, a vestir a camisa 10 da seleção brasileira em pelo menos três Copas do Mundo.
O documentário abarca toda a infância do atacante, tanto em Mogi das Cruzes quanto na periferia de Praia Grande, ambas em São Paulo. Depois, fala sobre o início da trajetória no Santos, a ascensão meteórica nas categorias de base do clube, a Copa São Paulo de Futebol Júnior e finalmente a estreia no profissional, aos 16 anos, vestindo a camisa do clube da Vila Belmiro como mais um “Menino da Vila”.
Em seguida, o especial também retrata a permanência do jogador no futebol brasileiro, com destaque para a conquista da Libertadores da América em 2011, a sequência de três títulos estaduais e a Copa do Brasil de 2010, sendo o principal astro de um time que deixou saudade no coração dos santistas.
Ainda no futebol de clubes, o documentário segue para a ida do jogador ao Barcelona para a realização do sonho de jogar ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez, em um dos trios de ataque mais emblemáticos dos últimos tempos, que conquistou, entre outros torneios, a Champions League e o Mundial de Clubes.
Por fim, o especial ainda trata da relação do atacante com a seleção brasileira, além da chegada suntuosa ao Paris Saint-Germain e a trajetória no clube francês desde então.
O documentário conta com uma perspectiva intimista, com o olhar de Neymar, de jornalistas, fãs e também de alguns dos seus companheiros, como Daniel Alves e Philippe Coutinho, com imagens de arquivo, lances, gols e momentos eternizados na história do futebol mundial.