Os canais ESPN e a plataforma de streaming Star+ transmitirão a Premier League pelo período das temporadas 2022/2023 a 2024/2025. Na noite desta quinta-feira (13), a liga inglesa confirmou à emissora do grupo Disney que ela tinha sido a vencedora da concorrência pelos direitos da competição, batendo a WarnerMedia.
Com o acerto, a ESPN completará quase 20 anos de transmissão do Campeonato Inglês no Brasil. A parceria de longo prazo, aliás, pesou em favor da emissora na hora de definir o vencedor da licitação.
De acordo com Gabriel Vaquer, do site Notícias da TV, a ESPN fez uma proposta cerca de 35% maior em valor do que quando venceu a última concorrência pelos direitos. O valor mínimo cobrado pela Premier League para o triênio era de US$ 25 milhões.
Com a aquisição dos direitos, a Disney consegue manter seu principal campeonato de futebol, reforçando a oferta de competições nacionais europeias em sua grade. Além do Inglês, a emissora transmite os campeonatos Espanhol, Francês e Italiano. Dos cinco maiores torneios do Velho Continente, apenas a Bundesliga, que tem acordo com a plataforma de streaming OneFootball, não está na grade da ESPN e do Star+.
A perda dos direitos também significa um duro golpe para a nova estratégia da WarnerMedia para a transmissão esportiva no mercado brasileiro. Detentora dos direitos da Champions League na TV paga e no streaming, a empresa apostava na Premier League para ocupar os finais de semana, substituindo o Campeonato Brasileiro, que até o ano passado tinha sete clubes com os quais ela tinha contrato. A plataforma de streaming HBO Max, porém, tem como “consolação” transmitir pelos próximos três meses o Campeonato Paulista.