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Estreante na Série B, Athletic-MG aposta em parcerias com marcas locais

Athletic-MG traz diversos patrocinadores locais e regionais no uniforme - Reprodução / Instagram (@athleticclubfutebol)

Entre todos os clubes que subiram para a Série B do Brasileirão deste ano, o Athletic-MG é o único que jamais teve a oportunidade de participar da competição ao longo de sua história.

A equipe é o tema da terceira matéria da Máquina do Esporte sobre os novos integrantes da Série B 2025. A primeira partida do Athletic-MG na competição será nesta segunda-feira (7), diante do Atlético-GO, em Goiânia (GO), a partir das 19h (horário de Brasília).

Levando ao pé da letra, o time é o único estreante de fato na competição, embora seja o terceiro clube mais antigo de Minas Gerais, com 115 anos de existência.

Isso ocorre porque, durante grande parte de sua história, o Athletic-MG esteve afastado do futebol profissional, atuando apenas nas categorias de base e amadoras.

O time foi fundado em 1909, em São João del-Rei, com o nome de Atlético Futebol Clube, mas sem qualquer relação com o Atlético-MG.

Em 1913, a denominação foi alterada para Athletic Club. A pronúncia, porém, não é como no inglês (com ênfase no “thle”), mas próxima ao francês, com a sílaba tônica no “ti”.

Apenas em 2018, aos 109 anos de idade, é que o Athletic-MG voltou a investir no futebol profissional. O responsável pela retomada foi o ex-jogador Fábio Campos, mais conhecido como Fábio Mineiro.

Coube a ele garimpar empresas locais que tivessem interesse em investir na equipe. O ex-atleta também foi em busca de jogadores disponíveis no mercado, que não fossem tão caros nem tão famosos, mas capazes de render em campo.

“Há atletas que, entre idas e vindas, estão conosco desde que o Athletic-MG disputava a terceira divisão em Minas Gerais. Diego Fumaça, por exemplo, está prestes a completar 100 jogos pelo clube”, explicou João Henrique Castro, diretor de comunicação e marketing do Athletic-MG.

Estratégia para crescer

A exemplo de Remo e Ferroviária, o Athletic-MG também está estruturado como Sociedade Anônima do Futebol (SAF). E tal como alguns desses adversários, o clube mineiro também experimentou uma ascensão meteórica nos últimos anos.

Além de apostar em jogadores bons, baratos e desconhecidos, Fábio Mineiro soube aproveitar oportunidades para projetar o nome do time.

Para isso, em determinados períodos investiu na contratação de medalhões em fim de carreira, como Sebastián Loco Abreu, Ricardo Oliveira e Sassá.

Recentemente, o atacante uruguaio compartilhou um vídeo nas redes sociais, parabenizando o Athletic-MG pela conquista do acesso à Série B.

O crescimento do clube ajudou a projetar diversas marcas que o acompanham desde o início da retomada do futebol profissional. Um dos exemplos é a Conecta, provedora de internet e TV por assinatura, com sede em São João del-Rei.

“A Conecta cresceu junto com o clube e ganhou uma estatura regional e estadual”, enfatizou Castro. A logomarca laranja da empresa, estampada na frente da camisa, é um dos elementos mais marcantes do uniforme do Athletic-MG.

O patrocínio máster, hoje, é ocupado pela casa de apostas esportivas Faz1bet, que é do mesmo grupo da Betfast.

Entre os outros parceiros estão MM Aluguel de Carros, Supermercados Esquinão, Sicredi (que detém os naming rights do estádio), Unicesumar e Prefeitura de São João del-Rei, por meio da marca Visite São João del-Rei, que busca impulsionar o turismo na cidade histórica, conhecida pelos casarões e construções da época do “Ciclo do Ouro”.

O grande desafio, porém, é fazer o clube crescer, em meio à concorrência de Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG, sem contar times de estados vizinhos, o Flamengo em especial, que são muito populares na região.

Senso de pertencimento

Segundo o último Censo, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São João del-Rei tem pouco mais de 90 mil habitantes. Se considerarmos a região, que inclui municípios como Barbacena e Conselheiro Lafaiete, a população ultrapassa 700 mil moradores.

É nesse mercado que mira a direção do Athletic-MG para fazer crescer a torcida do clube. Em São João del-Rei, a iniciativa busca fortalecer o senso de pertencimento entre os moradores e o time.

“Fazemos um trabalho forte, levando a mascote do clube às escolas. Pensamos muito no futuro e nas crianças”, destacou Castro.

Partindo dessa lógica de construir o vínculo com as novas gerações, o Athletic-MG tem investido na implantação de núcleos de futebol, que são escolinhas que funcionam em parceria com prefeituras de cidades vizinhas. A rede já conta com cerca de 1.500 alunos.

“Além de ajudar na captação de novos talentos, essa iniciativa é importante para o crescimento da torcida. Uma criança que frequentar nossa escolinha estará mais propensa a se tornar torcedora”, avaliou Castro.

TV e redes sociais

Ter os jogos transmitidos para todo o Brasil é outro trunfo para o Athletic-MG em sua estratégia de crescimento. O clube integra a Liga Forte União (LFU).

“A expectativa com as transmissões é muito boa. Os patrocinadores estão empolgados”, ressaltou Castro.

As redes sociais também são um elemento importante dentro da estratégia do clube. A ideia é investir cada vez mais em transmissões pelo canal do Athletic-MG no YouTube.

A plataforma vinha sendo usada principalmente para a divulgação de vídeos institucionais, coletivas e melhores momentos de jogos, mas agora passará a exibir ao vivo os jogos das categorias de base.

“Tivemos uma experiência muito boa recentemente, com um torneio de base que reuniu times como Flamengo e São Paulo. A audiência foi acima do esperado”, recordou Castro.

Segundo ele, o clube já se prepara para exibir os Campeonatos Mineiros nas categorias de base.