Estudo: Fãs da Premier League são menos engajados com marcas de apostas

Clube que disputa a Premier League, o West Ham é patrocinado pela empresa de apostas Betway - Reprodução / Instagram (@westham)

Segundo um estudo produzido pela agência de dados e insights esportivos Horizm, os fãs da Premier League demonstram menos interesse em publicações de clubes patrocinados por empresas de apostas esportivas nas redes sociais do que em conteúdos envolvendo marcas de outros setores nas mesmas plataformas. 

Entre os clubes da primeira divisão do futebol inglês, Bournemouth, Brentford, Everton, Fulham, Leeds, Newcastle, Southampton e West Ham contam com patrocínios de casas de apostas. Esses acordos ainda garantem uma grande exposição dessas marcas nos perfis oficiais das equipes nas redes sociais.

No entanto, segundo informações da Horizm, o segmento que mais gera valor aos times da Premier League no digital é o de vestuário. Nos últimos 12 meses, a parceria do Leeds com a Adidas, por exemplo, gerou cerca de US$ 60 mil por meio de métricas de engajamento e impressões nas redes sociais da equipe. Já o acordo do Everton com a Hummel acumulou por volta de US$ 49 mil.

“Nossos dados destacam que os fãs dos clubes da Premier League se envolvem mais com postagens de parcerias de marcas de setores como roupas, viagens e comércio eletrônico antes do jogo. Essas parcerias também oferecem maior valor financeiro digitalmente para clubes e marcas”

Luis Viveiros, diretor de organizações da Horizm

Desempenho inferior

Com relação ao valor agregado pelas empresas de apostas, o patrocínio da Dafabet ao Bournemouth gerou US$ 6.299 no digital, enquanto o Brentford adquiriu US$ 2.093 por meio da sua parceria com a Hollywoodbets nas redes sociais.

Com relação ao Leeds, a parceria do clube com a Sbotop rendeu US$ 1.315. Já o Southampton e o Everton ganharam apenas US$ 774 e US$ 215 com seus acordos de patrocínio com Sportsbet.io e Stake.com, respectivamente.

“É claro que, embora a indústria do jogo possa fornecer um valor monetário significativo aos clubes, essas parcerias de marca não representam valor do ponto de vista digital”, analisou o executivo da Horizm.

Outros setores que tiveram um bom desempenho no digital e retornaram um valor considerável aos clubes da Premier League por intermédio de interações nas redes sociais foram o de games, com os acordos de Newcastle e Fulham com a companhia produtora de jogos eletrônicos EA Sports, além de serviços financeiros, seguros e software.

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