Estudo: Geração Z prefere seguir e torcer por jogadores do que clubes de futebol

Praticamente metade dos jovens devem se tornar torcedores "fervorosos", indica relatório da Footballco - Unsplash / Mika Korhonen

Segundo o relatório da Footballco, praticamente metade dos jovens devem se tornar torcedores "fervorosos" - Unsplash / Mika Korhonen

Um estudo publicado pela instituição britânica Footballco analisou o comportamento da Geração Z em três países (Estados Unidos, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos), traçando uma perspectiva sobre o futuro do futebol na visão da próxima geração de torcedores. Conforme o relatório “O Futuro da Base de Fãs”, esses públicos estão projetados para se tornarem torcedores mais ativos no esporte.

O relatório constatou que, entre os fãs de esporte, 56% dos emiradenses, 53% dos sauditas e 45% dos norte-americanos se tornarão seguidores “fervorosos” de futebol.

No entanto, aproximadamente 40% dos jovens nos Emirados Árabes Unidos preferem apoiar seus jogadores favoritos em vez de times. Essa preferência também é observada na Arábia Saudita (38%) e nos Estados Unidos (34%).

Outro ponto relevante do relatório é que 35% dos jovens dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita afirmaram que mudariam de time caso seu jogador favorito trocasse de equipe.

Gatilhos de atração

O estudo ainda revelou quais são os gatilhos de atração para que os jovens se aproximem do futebol. No Oriente Médio, a inspiração para aumentar o interesse pelo esporte veio da realização da Copa do Mundo de 2022 no Catar. Enquanto isso, os fãs dos EUA estão empolgados com a próxima edição em 2026, que será realizada em seu país, no Canadá e no México. Na Arábia Saudita, o entusiasmo se deve à presença de nomes de destaque na liga doméstica, como Cristiano Ronaldo e Neymar.

Além disso, vale destacar que uma parte considerável dos jovens mencionou que o interesse pelo futebol cresceu ao seguir a jornada do Wrexham, sob a propriedade do ator Ryan Reynolds.

“Enquanto as ligas no Oriente Médio e nos EUA expandem seu perfil global por meio da introdução de alguns dos maiores jogadores do futebol mundial, esses dados destacam a importância para os clubes e ligas de desenvolver a base de fãs além do superficial, a fim de reter e envolver os fãs a longo prazo”, afirmou Andrew Baker, chefe de estratégia da Footballco.

“Nosso trabalho qualitativo mais abrangente mostra que os catalisadores mais importantes estão ligados a gatilhos emocionais, como localidade, família, amigos e comunidades com interesses semelhantes. Jogadores famosos podem atrair apelo a curto prazo, mas a incorporação da cultura a longo prazo cria uma conexão mais profunda”, acrescentou.

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