A negociação de equipes femininas dos clubes da Premier League está se tornando tendência como uma forma de seguir as regras de sustentabilidade financeira. O Everton se tornou o terceiro clube da liga a aderir a estratégia, depois de Chelsea e Aston Villa, ao vender a propriedade para sua empresa-mãe.
De acordo com o veículo britânico The Times, o clube transferiu seu time feminino para a Roundhouse Capital Holdings, que pertence ao Friedkin Group, dono do clube. Com a venda, a equipe deverá ter lucro de aproximadamente £ 60 milhões.
O valor poderá ser utilizado pela equipe para fazer contratações para a equipe principal feminina, sem quebrar as regras de sustentabilidade financeira da Premier League e correr o risco de ser punido, como já aconteceu.
Fontes próximas ao clube, porém, afirmam que a intenção não é beneficiar o time masculino, mas sim possibilitar maiores investimentos para a equipe feminina. A Roundhouse Capital deverá procurar por investidores minoritários para a nova propriedade.
Diferente de outros clubes da Women’s Super League (Campeonato Inglês Feminino), a equipe feminina do Everton possui grande potencial de crescimento. O time passará a mandar todas suas partidas no Goodison Park, estádio que deixará de ser utilizado pelo time masculino por conta da construção de uma arena para mais de 52 mil pessoas.
Estratégia
A Premier League possui Regras de Lucratividade e Sustentabilidade (PSR, na sigla em inglês). Através delas, a liga fiscaliza a situação financeira dos clubes, com o objetivo de impedir que eles gastem mais do que arrecadam e, consequentemente, corram o risco de falir.
As equipes são proibidas de acumular prejuízo maior do que £ 105 milhões em três anos e podem chegar a ser punidas com perdas de pontos na competição caso o façam. O Everton, por exemplo, já perdeu oito pontos na Premier League por conta de violações nas temporadas 2021/2022 e 2022/2023.
Diante disso, alguns clubes iniciaram um movimento de venda das equipes femininas para criar um “lucro fictício” e tentar seguir dentro das regras sem ter que se prejudicar esportivamente.
A prática ainda não é consenso no mercado. Há quem acredite que a estratégia aproveita brechas na legislação da Premier League e possibilita investimentos inflacionados, já que as empresas donas dos clubes podem pagar valores altos pelas equipes femininas apenas para ajudar os times masculinos.
Por outro lado, os defensores da estratégia avaliam que trata-se de uma oportunidade de crescimento para as equipes femininas, já que cria condições melhores para investimentos e participações.
O Chelsea, por exemplo, vendeu sua equipe feminina por £ 200 milhões, valor 17 vezes maior do que o faturamento proporcionado pelo time, que se destaca no futebol feminino. Na sequência, negociou uma participação minoritária com Alexis Ohanian, empresário e fundador do Reddit.