Everton segue “tendência” e rompe três acordos de patrocínio com empresas russas

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia e deu início a uma guerra que já dura uma semana, clubes e entidades esportivas não param de tomar atitudes contra o país governado por Vladimir Putin. Nesta quarta-feira (2), foi a vez do Everton, clube que disputa a Premier League.

O clube de Liverpool anunciou, em seu site e suas redes sociais, o rompimento de três patrocínios com empresas russas: a holding com participações significativas nos setores de metais e mineração, telecomunicações, tecnologia e internet USM, a operadora de telefonia móvel Megafon e a fabricante de smartphones e especialista em banda larga móvel Yota.

Com a iniciativa, o Everton segue, por exemplo, o Schalke, da Alemanha, que rescindiu o acordo de patrocínio com a empresa estatal russa de energia Gazprom. A companhia, maior exportadora de gás natural do mundo, também teve sua parceria com a UEFA rompida. O Manchester United também já encerrou o contrato que possuía com a companhia aérea russa Aeroflot, enquanto a escuderia Haas, da F1, retirou o patrocínio da exportadora de fertilizantes russa Uralkali dos carros e pode encerrar o acordo nos próximos dias.

No comunicado oficial, o Everton ainda afirmou que está trabalhando para dar “apoio total“ ao lateral-esquerdo ucraniano Vitaliy Mykolenko, que faz parte do elenco, e também à família do jogador.

Veja abaixo a postagem feita na manhã desta quarta-feira (2), que foi reproduzida inclusive no Twitter oficial em português do clube inglês:

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