Ex-lateral-esquerdo de Flamengo, São Paulo e Arsenal, entre outros clubes, Juan Maldonado, de 40 anos, tornou-se gestor de carreira de jogadores de futebol em um braço criado na Vega Sports, holding esportiva que também é organizadora de eventos e presta serviços de marketing, entre outras atividades.
A ideia é que Juan, com passagem pela seleção brasileira, dê orientação sobre contratos para atletas que estejam subindo para a categoria profissional, apoie jogadores em momentos de adaptação difícil, como em uma transferência para o exterior, e também seja capaz de dar conselhos sobre gestão de patrimônio para quem já tem a carreira consolidada.
“Queremos prestar serviço aos atletas, ter uma relação de parceria, de troca de experiência do que eu passei e vivi, além do trabalho de acompanhamento, de assistir aos jogos, conversar com atletas. Fazer esse acompanhamento técnico tático de toda experiência que eu tive”, contou Juan, em entrevista à Máquina do Esporte.
A empresa trabalhará com agenciamento de atletas, mas oferecendo apoio em vários setores para a vida profissional do jogador, desde o jurídico, que avaliará contratos, até assessoria de marketing, comunicação, assessoria de imprensa e gestão de redes sociais. A experiência de Juan em campo também será usada para aconselhar os melhores caminhos para a carreira dos atletas.
“Já temos cinco atletas agenciados, sendo quatro profissionais e um na categoria de base. Neste ano, já levamos o zagueiro Lucão para Portugal para disputar a segunda divisão pelo Estrela Amadora”, afirmou Juan, que também trabalha na prospecção de novos jogadores para a empresa.
Quatro áreas
A Vega foi lançada bem no começo da pandemia, em 2020, e desenvolve atividades no esporte em quatro áreas: organização de eventos esportivos, projetos de marketing esportivo, agenciamento de atletas e investimento em startups esportivas, as chamadas sportstechs.
“Estamos avaliando dezenas de startups, mas é uma área ainda embrionária na agência”, comentou Marcos Yano, CEO da Vega Sports, mostrando que os braços da empresa podem trazer sinergia para os negócios.
Na organização de eventos, a Vega desenvolve provas de triatlo, ultramaratona, maratona aquática e corrida de rua, como a Tricolor Run.
No marketing, a agência trabalha com a Asics e a Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Para a marca de material esportivo, a Vega cuida da parte promocional, de eventos e da relação com influenciadores, entre outros setores.
“Viramos a agência de marketing e comercial da CBJ. E aí abre outras portas. O judô tem uma carência enorme de agenciamento para os judocas”, disse Yano.