Pular para o conteúdo

Ex-jogador Neto aproveita a fama de polêmico e avança em parcerias com as marcas

Patrocínios incluem casa de apostas, medicamento, motocicletas, empresa de estruturas esportivas e franquia de recursos de multas de trânsito

Apresentador e ex-jogador Neto na sede Suzuki Haojue - Repdução / Instagram (@10neto)

Dentre os grandes debates que abalaram o futebol brasileiro em meses recentes, houve um que conseguiu romper a bolha esportiva e alcançar o universo da música.

Alvo de críticas ferozes do ex-jogador, comentarista e apresentador Neto, o atacante Memphis Depay, do Corinthians, resolveu apelar para vingança, vamos dizer, poética.

O atleta dos Países Baixos, que também é rapper nas horas vagas, dedicou em uma música lançada neste ano os seguintes versos ao apresentador de “Os Donos da Bola”: “Neto pagando de doido, vai ver é paixão pelo game. Ou cada vez que mancha meu nome, suas contas estão sendo pagas.”

Se por um lado a postura de Memphis, nesse caso, não caiu bem junto a grande parte da torcida corintiana, que considera Neto um ídolo inquestionável (ele liderou a equipe na conquista do primeiro título do Brasileirão, em 1990), a afirmação feita pelo holandês (de que a renda do ex-jogador dependeria da fama alheia) está longe de ser verdadeira.

Neto comunicador

Que Neto fatura, nos dias atuais, isso é fato. Mas isso decorre da própria fama do ex-camisa 10, que soube desenvolver um estilo próprio de se comunicar com o público.

Nos tempos em que era jogador, Neto nunca fugiu de polêmica com treinadores, dirigentes, árbitros e outros jogadores, postura que, muitas vezes, acabou custando caro ao atleta, como quando ele foi suspenso por quatro meses, após cuspir no juiz José Aparecido de Oliveira, que apitou o clássico entre Corinthians e Palmeiras em 1991, vencido pelo Alviverde.

Atuando como comentarista e apresentador na Band e na Rádio Craque Neto (no YouTube), o “Xodó da Fiel” continua fiel ao estilo polêmico e autêntico, com direito a zombarias em relação aos rivais, ataques de raiva diante de eventuais derrotas do Corinthians e ainda previsões que nem sempre se realizam.

Seus comentários exaltados sobre os mais variados temas rendem cortes de vídeo que fazem sucesso nas redes sociais, ajudando a impulsionar a figura do Neto comunicador, que acaba por se tornar um prato cheio para as marcas.

Nesta sexta-feira, por exemplo, ele foi anunciado como embaixador da fabricante de estruturas esportivas Recoma para a Confut Sudamericana 2025, evento que ocorrerá nos dias 3 e 4 de setembro, na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo (SP).

“Ter o Neto com a gente na Confut é motivo de muito orgulho. Além de ser um ícone dos gramados, ele é um dos comunicadores mais autênticos do Brasil. Sua presença fortalece nosso propósito de levar informação, tecnologia e paixão ao centro das discussões sobre o esporte que move milhões”, disse Sergio Schildt, presidente da Recoma.

O empresário acredita que “a chegada do comunicador como embaixador reforça o compromisso da empresa em promover debates relevantes para o futuro do futebol”.

Neto é o novo embaixador da fabricante estruturas esportivas Recoma – Divulgação

Outras parcerias

Quem acessa a conta oficial do ex-jogador no Instagram vai se deparar com uma série de parcerias publicitárias.

Elas incluem marcas de motocicletas, medicamentos, casa de apostas e até mesmo empresa especializada em recuperação de multas de trânsito.

Neto é embaixador da plataforma de apostas 7k, atual patrocinadora máster do Santos, um dos clubes pelo qual o ex-meia atuou (na verdade, ele jogou pelos quatro grandes paulistas).

Em janeiro, ele estava nos Estados Unidos, divulgando uma série de conteúdos no Universal Orlando Resort.

Neto também é embaixador da Help Multas, rede de franquias especializada em prestar apoio a motoristas que sofreram autuações de trânsito.

Ele ainda estrelou, ao lado do cantor sertanejo Leonardo (que é corintiano), um dos vídeos da campanha publicitária do cimento Votorantim.

Mais recentemente, a Suzuki Haojue aproveitou a fama do ex-meia na divulgação da motocicleta DR160. Neto fez parceria com outro ídolo do Corinthians, o ex-volante Vampeta, na campanha do CataflamPRO.

A marca anunciou que pretende firmar patrocínio à primeira equipe que cair na Série A do Brasileirão deste ano e recorreu ao estilo irreverente da dupla para divulgar o patrocínio.

Neto ainda foi uma das atrações, ao lado do ex-goleiro Marcos, da transmissão feita pelo Prime Video da disputa entre Corinthians e Palmeiras nas oitavas de final da Copa do Brasil 2025.

Na semana passada, o streaming da Amazon bateu a marca de 1 milhão de aparelhos únicos conectados durante a exibição do jogo de ida, que foi narrado por Galvão Bueno.