Ex-NBA e Six Nations Rugby, Ben Morel assumirá cargo para alavancar futebol francês

O Conselho Fiscal da entidade comercial da Liga Francesa de Futebol Profissional (LFP) nomeou, nesta quinta-feira (5), um novo diretor executivo. O escolhido foi Ben Morel, que trabalhou como diretor geral e vice-presidente sênior para o desenvolvimento da NBA na Europa, África e Oriente Médio por mais de 20 anos e, desde 2018, era CEO da Six Nations Rugby.

Durante sua gestão nas duas organizações esportivas, o executivo desempenhou um papel importante na melhoria da experiência do torcedor e na promoção internacional dos esportes, com foco na geração e desenvolvimento de receitas importantes com finalidade de gerar reinvestimento no esporte.

Ben Morel assumirá a nova função no fim de março. A partir daí, ele terá como objetivo principal desenvolver o futebol francês para que alcance o mesmo sucesso obtido pela seleção nacional do país nas últimas décadas. A França esteve presente em quatro das últimas sete finais de Copa do Mundo, venceu duas (1998 e 2018) e perdeu outras duas, ambas em decisões por pênaltis (2006 e 2022).

“Gostaria de agradecer a Vincent Labrune e ao Conselho Fiscal pela confiança. Eles podem contar com minha determinação em liderar esta nova e excitante fase de crescimento do futebol francês. Trabalharei de perto em colaboração com todos os clubes e todas as outras partes interessadas da LFP para oferecer um produto inovador e de alta qualidade, colocando nossos fãs espalhados pelo mundo inteiro no centro desta nova abordagem”, afirmou Ben Morel.

Investimentos

Em 2022, tanto a LFP quanto os clubes franceses aprovaram, por unanimidade, a concessão de um novo impulso ao futebol do país por meio da criação de uma entidade comercial, seguindo uma estratégia em parceria com a CVC Capital Partners.

O projeto representa um investimento de € 1,5 bilhão e reflete a ambição de reposicionar a França entre as principais ligas de futebol tanto da Europa quanto do mundo por intermédio de investimentos diretos tanto nas marcas Ligue 1 (primeira divisão) e Ligue 2 (segunda divisão), como na infraestrutura, conteúdo digital e novas ferramentas tecnológicas.

Além disso, o desenvolvimento de clubes fortes e que possam obter êxito nas competições europeias e globais fazem parte de um círculo virtuoso que resultará em maior retenção de talentos, desempenho e atratividade em benefício dos fãs, dos clubes e da própria Ligue 1 como um todo.

De acordo com a LFP, a entidade comercial reflete a transformação da Ligue 1 em direção a um modelo de negócios focado no desenvolvimento do entretenimento e da marca, o que também permitirá melhores parcerias com emissoras nacionais e internacionais, patrocinadores e outros parceiros.

“A criação da nossa entidade comercial abre um novo capítulo para o futebol francês. Estou muito satisfeito que Ben Morel tenha se juntado a nós. Sua nomeação como CEO da entidade comercial se adequa com nossa forte ambição em desenvolver o futebol francês, uma missão que temos trabalhado intensamente nos últimos 18 meses e cujo objetivo visa elevar os clubes franceses ao nível da nossa seleção”, destacou Vincent Labrune, presidente da LFP.

Sair da versão mobile