A empresa de viagens on-line Expedia fechou, nesta quinta-feira (2), um acordo de patrocínio regional com a Uefa para a Champions League. O contrato, que cobre apenas o mercado dos EUA, será válido até o final da temporada 2023/2024.
De forma separada, no entanto, como uma espécie de licenciamento, a empresa também fornecerá seus serviços Expedia Live para torcedores no Reino Unido, França e Alemanha, oferecendo uma plataforma para que os fãs reservem acomodações em viagens para jogos fora de casa em toda a Europa, bem como acesso a guias da cidade e dicas sobre turismo nesses locais.
Vale lembrar que o Grupo Expedia chegou a ser patrocinador global da principal competição de clubes do mundo entre as temporadas de 2018/2019 e 2020/2021, com adendo de um ano para a temporada 2021/2022.
De acordo com o site britânico SportBusiness, o acerto atual com a Expedia servirá para alavancar o programa de patrocínio regional da Uefa para a Champions League, criado apenas em 2021/2022. Os pacotes incluem direitos de mídia, digitais e de associação com marcas que ganham visibilidade de transmissão em painéis de led por meio de feeds virtuais regionais em todas as partidas eliminatórias do torneio, assim como na Supercopa da Uefa.
As vendas dos direitos de patrocínio das competições de clubes da Uefa são realizadas pela Team Marketing, agência comercial designada para esse fim pela entidade que comanda o futebol europeu.
Em fevereiro do ano passado, por exemplo, a plataforma de engajamento de fãs Socios.com foi anunciada como patrocinadora regional da Champions League nos Estados Unidos, como parte de um amplo acordo global de licenciamento e patrocínio da empresa com a Uefa.
Para o Grupo Expedia, a nova parceria com a Uefa faz parte de uma estratégia mais ampla no esporte, que inclui um acordo de patrocínio com o Liverpool, atual vice-campeão da Champions League, para estampar as mangas das camisas do clube inglês. Além disso, a marca Hotels.com, que faz parte do grupo, é patrocinadora global da NBA.