Ex-presidente do Bahia, Marcelo Sant’Ana é o novo diretor-executivo de futebol do América-RN

Marcelo Sant'Ana é formado em Comunicação, com MBA em Marketing e Branding - Edmário Oliveira / América-RN

O América-RN anunciou, nesta segunda-feira (26), o novo diretor-executivo de futebol de sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O escolhido foi Marcelo Sant’Ana, nome bastante conhecido no futebol nordestino por ter sido presidente do Bahia entre 2015 e 2017. À época, o então mandatário levantou os troféus do Campeonato Baiano (2016) e da Copa do Nordeste (2017).

Marcelo Sant’Ana é formado em Comunicação, com MBA em Marketing e Branding, além de possuir cursos de gestão esportiva e de futebol no currículo. O executivo ainda é professor na CBF Academy, projeto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que tem como principal objetivo o desenvolvimento do futebol nacional e todo o seu ecossistema.

“Estar no América-RN é a chance de voltar a fazer o que mais me fez feliz: escrever a história junto com um grande clube e uma grande torcida. O América-RN já conquistou o Nordeste [Copa do Nordeste em 1998], além de conquista de título nacional [Série D do Brasileirão em 2022]. São 108 anos de tradição, agora com investidores cientes desta história e com a motivação de resgatar um protagonismo regional”, comentou o executivo.

“Os investimentos iniciais, no final do último ano, em infraestrutura e pessoas, já deverão nos colocar nos padrões de clubes da Série B. E dispomos da Arena das Dunas para alavancar o desempenho esportivo e as receitas de matchday. Vou me dedicar ao máximo para construirmos uma equipe de trabalho e um elenco que justifiquem o apelido ‘Orgulho do RN'”, acrescentou.

A chegada do novo executivo é mais um movimento estratégico do América-RN, que tem como objetivo estruturar o futebol e o quadro de profissionais na gestão esportiva. Em setembro do ano passado, a Hipe Capital assumiu 80% da SAF do clube e reforçou o marketing com a chegada de Bruno Dias, cujo currículo conta com passagens por cargos de liderança no Flamengo e no FutebolCard, além de ser especialista em marketing de crescimento (growth marketing).

Entre os focos no curto prazo, o clube quer alavancar o projeto de sócio-torcedor, conhecido como Sócio Mecão. Recentemente, o América-RN bateu a marca de 10 mil sócios, feito que não acontecia há 10 anos.

Dentro de campo, o time está classificado para a segunda fase da Copa do Brasil (após bater o Costa Rica-MS, por 2 a 1, fora de casa), para a decisão do primeiro turno do Campeonato Potiguar (enfrentará o ABC) e ainda disputa a Copa do Nordeste (até o momento, em três jogos, sofreu três derrotas).

Sair da versão mobile