A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançará, nesta segunda-feira (6), uma plataforma para que a comunidade do futebol brasileiro se una para auxiliar as vítimas das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul.
O projeto começou a ser desenhado na última semana e partiu de Tironi Paz Ortiz, CEO do Grupo Imply, uma das maiores empresas de bilheteria do futebol brasileiro. Baseada em Santa Cruz do Sul, no interior gaúcho, a Imply tem auxiliado, por helicóptero, moradores da região que estão ilhados pelas chuvas.
Com grande ligação no meio do futebol, Tironi acionou a diretoria de marketing da CBF para propor a criação de um sistema único de doações para auxílio ao Rio Grande do Sul. Desde sábado (4), a Imply desenvolve uma plataforma para coletar as doações, que será anunciada pela CBF nesta segunda-feira (6).
“Propusemos criar um espaço para ser um único canal que receba todas as doações. Se não, fica muito pulverizado. Vamos poder coletar na plataforma até mesmo doações do torcedor. E faremos de uma forma para que ele possa indicar o clube que torce e depois podermos ver os que mais arrecadaram”, afirmou Tironi Paz Ortiz, em conversa com a Máquina do Esporte.
A ideia é fazer com que toda a comunidade do futebol se mobilize para arrecadar doações para as vítimas das enchentes no Sul. A iniciativa promove uma união inédita entre clubes, federações e CBF. Desde que as discussões sobre a criação de uma liga para as Séries A e B do Brasileirão começaram, em 2021, o futebol tem caminhado para um cenário de desunião.
Neste final de semana, a CBF já havia adiado os jogos das equipes gaúchas na Série A do Brasileirão. Grêmio, Internacional e Juventude tiveram suas partidas canceladas. Da mesma forma, a Conmebol determinou que a dupla Grenal não jogará também no meio de semana pela Copa Libertadores (Grêmio) e pela Copa Sul-Americana (Internacional).