A posição vantajosa de chegar por último com o peso de trazer consigo a segunda maior torcida do país rendeu ao Corinthians alguns “privilégios” no contrato assinado com a Liga Forte União (LFU), que é válido até 2029.
Segundo apurou a reportagem da Máquina do Esporte, o clube paulista conseguiu incluir uma cláusula que lhe assegura uma negociação individual pelos direitos de transmissão, algo que é rechaçado desde o princípio pelos times da LFU.
Essa cláusula, porém, vale apenas em uma condição: se o Corinthians for disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. O que parecia ser uma condição pouco provável recentemente é algo que pode vir a acontecer já em 2025, uma vez que o clube está na zona do rebaixamento há várias rodadas na atual Série A nacional.
Segundo confirmaram fontes ligadas diretamente ao negócio da LFU, essas condições foram acordadas com o clube para que ele se juntasse ao “condomínio” do bloco econômico e negociasse em conjunto os direitos referentes à Série A.
O Corinthians foi o grande trunfo conquistado pelos clubes da LFU na negociação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2025. O clube paulista foi o último a se juntar ao bloco econômico, depois mesmo que a Liga do Futebol Brasileiro (Libra), onde estava anteriormente o Corinthians, fechou seu contrato com a Globo até 2029.
Com a chegada da equipe paulista à LFU, a liga finalmente anunciou seus dois primeiros contratos de mídia, com Record e YouTube, além de ter alinhado um outro com o Amazon Prime Video.
Representação segue com LFU
Apesar de assegurar uma negociação individual de seus direitos em caso de rebaixamento para a Série B, o Corinthians seguirá tendo suas propriedades de mídia comercializadas pela LFU mesmo estando na segunda divisão.
A manutenção do clube no conjunto de times que negocia os direitos dentro da LFU seria uma forma de assegurar ao bloco econômico mais força na mesa de negociações. O valor que seja eventualmente alcançado pelo Corinthians na Série B, porém, não será dividido com os demais times.
Venda a investidor
Egresso da Libra, o Corinthians tem um tratamento à parte também quando o assunto é a negociação de parte dos direitos de mídia do clube com um investidor. A equipe não entrou no grupo que negociou 20% de seus direitos de mídia e comerciais do Brasileirão com o fundo de investimentos Life Capital Partners (LCP) pelos próximos 50 anos.
Na próxima segunda-feira (23), as equipes da LFU voltarão a se reunir para debater sobre a redução do percentual investido pela LCP, algo que tem sido visto como uma salvação para deixar menor a distância do que os clubes ganharão dos direitos de mídia em relação aos times da Libra e ao Corinthians, que não venderam o percentual a um investidor.
Placas de publicidade
Outra negociação individual do clube paulista é com relação às placas de publicidade estática em seus jogos. O Corinthians, assim como Botafogo, Cruzeiro e Vasco, tem um contrato com a Brax até 2029. Isso assegura à agência os direitos exclusivos de venda das propriedades comerciais. A empresa pagou R$ 240 milhões por cinco anos de contrato.
As negociações das placas de publicidade, que geralmente são feitas coletivamente pelas ligas no mundo todo, é mais um direito que está “fatiado” entre os clubes. Isso deve gerar, pelos próximos anos, uma divisão de estilos de publicidade e diferentes marcas anunciando ao longo de todo o campeonato.