A Fan Fest, área de relacionamento para torcedores que vão à Copa do Mundo, ganhará diversos lugares do mundo a partir do Mundial do Catar, que será disputado entre 21 de novembro e 18 de dezembro deste ano.
A FIFA deverá promover em alguns países, entre eles o Brasil e a Inglaterra, o FanFestival. O espaço, que ganhou uma nova nomenclatura, será patrocinado pela Budweiser, que também é patrocinadora de todas as competições organizadas pela Fifa.
A Máquina do Esporte conseguiu acessar o site criado pela Bud para o evento. Hospedado dentro do domínio da marca de cerveja do grupo AB-Inbev, o formulário é acessível, do Brasil, em inglês e português.
No site em língua inglesa, é possível fazer um cadastro para receber informações sobre quatro diferentes FanFestival em Londres: Indig02, Printworks, Roundhouse Camden e Grand Hall at Alexandra Park.
Já no site em português, a chamada diz que o FanFestival será no Estádio do Maracanã e funcionará entre 21 de novembro e 18 de dezembro, período em que ocorre o Mundial. Há um espaço para fazer o cadastro em que o interessado recebe informações sobre como comprar ingresso.
A reportagem conseguiu acessar o site depois de o aplicativo da FIFA colocar uma propaganda sobre o FanFestival. Nela, havia informação sobre o valor a ser cobrado para o torcedor acessar o espaço, como mostram as fotos abaixo. Depois de ver o site e voltar ao app, porém, não conseguimos mais acessar a publicidade, que até então não voltou a aparecer.
Procurada pela Máquina do Esporte, a Budweiser não respondeu ao questionamento sobre a realização do FanFestival em parceria com a Fifa. A entidade também não foi encontrada para comentar sobre o projeto.
A Fan Fest foi criada pela Fifa na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. O espaço foi planejado para dar uma opção de acompanhar as partidas da Copa do Mundo aos torcedores sem ingresso para os jogos, evitando assim o acúmulo de fãs nos arredores dos estádios. A iniciativa funcionou, desde então, nas cidades-sede das Copas.
O FanFestival seria a primeira vez em que a Fifa faria uma iniciativa voltada aos torcedores em outros países. Além de Brasil e Inglaterra, o site da Budweiser dá preferência para o cadastro de torcedores de Canadá, China, Coreia do Sul e Estados Unidos, o que pode indicar os países onde o FanFestival seria instalado. Vale lembrar que o próximo Mundial, em 2026, acontecerá no Canadá, Estados Unidos e México. Quando o interessado se inscreve indicando ser de alguns desses países, porém, a página é redirecionada para o FanFestival de Londres.
Caso a iniciativa se concretize, a Budweiser dará um novo passo em sua relação com a Fifa, “exportando” o patrocínio para além da sede do evento. Em 2018, na Copa do Mundo da Rússia, uma ação similar a essa, mas sem a chancela da entidade máxima do futebol, foi feita pela Ambev em diversos estádios durante jogos do Brasil no Mundial.