Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Novos tempos

EXCLUSIVO: Globo regionalizará Estaduais e troca domingos por sábados na TV aberta

Emissora já tem direitos de Pernambucano e Catarinense e negocia com Gaúcho e Mineiro

Erich Beting - São Paulo (SP) Publicado em 10/01/2022, às 07h30

Mudança de dia e horário do futebol na TV aberta no fim de semana tem também como objetivo não bater de frente com Record - Reprodução/TV Globo
Mudança de dia e horário do futebol na TV aberta no fim de semana tem também como objetivo não bater de frente com Record - Reprodução/TV Globo

O Grupo Globo está muito próximo de anunciar acordo para transmitir mais dois campeonatos estaduais em 2022. A empresa está em fase final de negociação com as federações Mineira e Gaúcha para exibir, via emissoras afiliadas, as competições. O negócio deve ser concluído nesta semana.

A principal novidade para o público será as transmissões regionalizadas das duas competições, a exemplo do que acontecerá também com os campeonatos Pernambucano e Catarinense, que têm acordo com afiliadas da Globo e já estarão com esse novo esquema de transmissão.

Isso significa que a partida a ser transmitida pela TV aberta no final de semana será na tarde de sábado, às 16h30. O domingo à tarde, que geralmente era usado pela Globo para jogos ao vivo, não será usado. A troca de dia também ajusta a emissora para uma nova realidade em 2022. Sem os direitos dos campeonatos Paulista e Carioca, que eram os únicos exibidos nacionalmente, a emissora não concorre com a Record pela audiência, e os estaduais que ela transmite ficará sem outro jogo de futebol no horário.

O Campeonato Mineiro está em fase final de negociação com a Globo. Atualmente, a Federação Mineira de Futebol (FMF) e os clubes estão assinando os últimos detalhes. Apenas o Cruzeiro não terá seus jogos como mandante transmitidos pela emissora. O clube já tinha fechado um acordo com a rede “O Tempo”, que fará a transmissão por streaming das partidas do time celeste como mandante.

No Rio Grande do Sul, a Globo, via grupo RBS, está finalizando as negociações para transmitir os jogos do Gauchão na TV aberta, fechada e pay-per-view. A assinatura com as duas competições estaduais também ajudará no fortalecimento da grade de oferta de jogos do Premiere, serviço de PPV do Grupo Globo. Até agora, a plataforma já confirmou as transmissões de jogos do Paulista e do Pernambucano.

Como a Máquina do Esporte havia revelado na semana passada, a ideia é preencher uma grade de eventos dentro do Premiere para que a base de assinantes sofra menos êxodo antes do início do Campeonato Brasileiro das Séries A e B, em maio.