EXCLUSIVO: Na bilheteria, São Paulo foi o campeão brasileiro de 2023

São Paulo espera aumentar entre 25% e 30% as receitas de marketing em 2024 - Felipe Iruatã / saopaulofc.net

O São Paulo se consagrou campeão da Série A do Campeonato Brasileiro de 2023. Pelo menos na bilheteria. O clube paulista foi quem mais lucrou com a venda de ingressos no Brasileirão, segundo um levantamento exclusivo feito pelo Núcleo de Inteligência da Máquina do Esporte.

Ao todo, o Tricolor Paulista lucrou R$ 32.784.601,19 em 19 partidas disputadas como mandante no Brasileirão. O clube superou Grêmio (R$ 32.105.218,22), Flamengo (R$ 31.963.411,16), Palmeiras (R$ 31.903.873,45) e Corinthians (R$ 24.806.331,62), que completam o Top 5 de lucro líquido com bilheteria na Série A de 2023.

LEIA MAIS: Brasileirão 2023 fatura mais de meio bilhão de reais em bilheteria

A liderança do São Paulo pode ser explicada por dois motivos. O primeiro, naturalmente, é ter o próprio estádio, que retira custos extras, como a locação do espaço. E o segundo é ter baixos custos com as despesas para os jogos.

Dos cinco primeiros colocados na bilheteria, o Morumbi, agora rebatizado para MorumBis, é o único estádio com mais de dez anos de idade. Maracanã, Allianz Parque, Neo Química Arena e Arena do Grêmio, onde jogaram os outros quatro líderes da tabela, são arenas modernas, com custos de operação mais elevados.

Grêmio fura a “bolha”

O grande destaque na lista de maiores lucros foi o Grêmio, que conseguiu furar a “bolha” do eixo Rio-São Paulo. O Tricolor Gaúcho foi o segundo colocado da lista de lucratividade, superando os “queridinhos” Flamengo, Palmeiras e Corinthians, que nos últimos anos sempre figuraram entre os primeiros do ranking.

O sucesso do Grêmio pode ser justificado por três fatores.

O primeiro, claro, é a performance do time, que acabou com o vice-campeonato nacional em uma grande arrancada nos jogos finais. Não por acaso, os quatro últimos jogos do time em casa somaram mais de R$ 10 milhões em lucro.

O segundo foi a presença de um ídolo como Luis Suárez, que levou mais gente aos jogos durante toda a temporada.

E o terceiro foi o preço cobrado pelo ingresso. Em média, o gremista pagou R$ 67,58 para ir a cada um dos jogos do time. Foi o segundo ingresso mais caro do país, atrás apenas do Palmeiras.

No faturamento, ranking muda

Se foi campeão em lucro na bilheteria, o São Paulo não conseguiu ser o recordista em faturamento. Na lista dos cinco clubes que mais faturaram com a venda de ingressos no Brasileirão 2023, o campeão foi o Flamengo.

O clube carioca somou R$ 69.555.166,50 na bilheteria. O São Paulo foi o segundo da lista, com faturamento bruto de R$ 47.780.667,50. O Top 5 fica completo com Palmeiras (R$ 45.913.023,28), Corinthians (R$ 42.912.860,27) e Grêmio (R$ 41.833.455,00).

A alteração no ranking reforça como o Morumbi, por mais antigo que seja, é um estádio que ajuda o São Paulo financeiramente. Ele também mostra que o Grêmio conseguiu ter a melhor eficiência em relação à lucratividade: o clube gaúcho ficou com quase 77% da receita bruta em seus cofres. O Flamengo, nesse quesito, foi o pior dos cinco, lucrando apenas 46% do que faturou.

Sair da versão mobile