No próximo domingo (25), durante o duelo contra o Botafogo, válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras promoverá uma troca entre as marcas estampadas em seu uniforme. Com o objetivo de divulgar a modalidade de ensino a distância (EAD) da Faculdade das Américas (FAM), o clube colocará a logomarca da instituição de ensino superior na propriedade máster de suas camisas, espaço normalmente ocupado pela Crefisa.
Com isso, a instituição financeira assumirá a clavícula e a barra frontal do uniforme palmeirense, propriedades tradicionalmente exploradas pela FAM. A iniciativa será realizada no duelo diante do time carioca pelo fato de que a partida será exibida em TV aberta, pela Globo, para boa parte do país. A audiência deverá ser alta também porque se trata do confronto do vice-líder (Palmeiras) contra o líder (Botafogo) do torneio nacional.
Vale destacar que a ação é uma prática rara no esporte e só será possível, principalmente, porque as duas empresas são de propriedade de Leila Pereira, atual presidente do clube alviverde.
Em outro contexto, seria muito difícil o patrocinador principal aceitar trocar uma propriedade maior no uniforme de um time com outra empresa que detém uma propriedade menor. Isso porque cada espaço possui um valor diferente e ceder uma cota máster para assumir as mangas da camisa representaria menos visibilidade, além de um pagamento mais caro para aparecer em uma propriedade menos valiosa.