Fanatics e Uefa ampliam acordo com foco em e-commerce, licenciamento e eventos

A multinacional de produtos esportivos licenciados Fanatics anunciou, nesta terça-feira (20), a ampliação de um acordo com a Uefa. Iniciada em julho de 2019 e válido tanto para o futebol masculino como para o feminino, a parceria continuará “por muitos anos”. A duração exata e os valores envolvidos no negócio não foram divulgados.

Pelo novo contrato, a Fanatics será responsável pela operação exclusiva do e-commerce das competições de seleções da entidade europeia, além de se tornar licenciada máster do portfólio completo de produtos (direito de projetar e fabricar roupas sem marca), com a Uefa usando o modelo de comércio vertical da varejista.

“A parceria de longo prazo significa que a Fanatics criará produtos ou licenciará os direitos para líderes de categoria em seus respectivos campos para fabricar e distribuir uma seleção significativamente expandida e em tempo real de produtos da marca Uefa, aprimorando assim a escolha e a experiência para os fãs do futebol nacional europeu”, afirmou a Uefa, em um comunicado oficial.

O anúncio surge depois que um processo de vendas foi lançado em novembro para certos direitos de licenciamento e marketing para vários torneios de seleções da Uefa que ocorrerão entre 2023 e 2028.

De acordo com o site SportBusiness, o acordo com a Fanatics engloba os principais eventos internacionais organizados pela entidade nesse período. A lista conta com as Euros 2024 e 2028 (masculino), as finais da Liga das Nações de 2023, 2025 e 2027 (masculino), a Euro 2025 (feminino), a Euro Sub-21 2023, 2025 e 2027 (masculino) e ainda a Euro de Futsal 2026 (masculino).

Vale lembrar que, em 2018, a agência IMG foi selecionada pela Uefa como licenciada máster para a Euro 2020 e outros torneios de seleções até 2022. A IMG também trabalhou com a Uefa de 2014 a 2017. A Fanatics, por sua vez, foi escolhida pela entidade europeia para operar as operações de varejo na Euro 2020, que acabou sendo disputada em 2021.

“Estamos muito satisfeitos e empolgados por ter acertado essa parceria de longo prazo com a Fanatics, que é líder de mercado em seu campo. Nossas competições de seleções tanto masculinas quanto femininas são alguns dos eventos esportivos mais seguidos em todo o mundo e, juntos, estamos ansiosos para oferecer aos torcedores uma ampla gama de mercadorias para que as memórias desses grandes torneios permaneçam com eles para sempre”, celebrou Guy-Laurent Epstein, diretor de marketing da Uefa.

“A Uefa é uma das marcas mais respeitadas do esporte global, e estamos orgulhosos de ser escolhidos para fornecer suas soluções de varejo e mercadorias. A Fanatics está pronta para fornecer à Uefa seu primeiro e-commerce totalmente integrado, varejo de eventos e programa licenciado, e oferecer uma experiência verdadeiramente de classe mundial para os fãs, independentemente de optarem por comprar on-line, em um evento ou em uma loja de varejo”, finalizou Matthew Primack, vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios internacionais da Fanatics.

Sair da versão mobile