A febre com a venda de figurinhas da Copa do Mundo do Catar 2022 gerou um aumento de faturamento das bancas de revistas de até 347,1%. É o que afirma a empresa de pagamentos eletrônicos Cielo. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), esse foi o número obtido na semana seguinte ao lançamento do álbum da Panini, colocado no mercado em 18 de agosto, em comparação à mesma semana de 2021.
O efeito álbum tem sido diluído nas semanas seguintes. De 28 de agosto a 3 de setembro, houve um aumento de arrecadação de 262,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Na semana de 4 a 10 de setembro, o aumento foi de 161,5%. De 11 a 17 do mesmo mês, o crescimento foi de 136,5%. Já de 18 a 24 de setembro, as bancas aumentaram o faturamento em 125%.
“É evidente o quanto a liberação dos pacotinhos ativou o fluxo de pessoas nestes locais. Esse aumento das visitas às bancas pode, inclusive, ter contribuído para as vendas de outros produtos, o que se reflete no crescimento do faturamento desses estabelecimentos comerciais”, analisou Diego Adorno, gerente de produtos de dados da Cielo.