A Federação Alemã de Futebol (DFB, na sigla em alemão) anunciou a renovação do seu vínculo de patrocínio com a Volkswagen por mais quatro anos. A fabricante de veículos, parceira desde 2019, seguirá sendo a principal patrocinadora da entidade até julho de 2028.
De acordo com o jornal alemão RND, a Volkswagen pagará entre € 20 milhões e € 22 milhões por ano. O valor representa uma queda em relação ao acordo anterior, que rendia € 27 milhões anuais à federação.
A empresa alemã continuará com sua marca exposta nas seleções masculina, feminina e de base do país, bem como da Copa DFB masculina e feminina.
“A Volkswagen representa responsabilidade social — inclusive no esporte. Temos uma parceria valiosa com a DFB. Apoiamos o futebol do mais alto nível e em todas as áreas: para jovens talentos, mulheres e homens. Apoiamos também projetos de inclusão, o jogo amador e o voluntariado. A Volkswagen e a DFB representam a Alemanha”, disse Oliver Blume, executivo-chefe do Grupo Volkswagen.
O acordo, assinado pouco antes da Alemanha sediar a Euro 2024, que será disputada entre os dias 14 de junho e 14 de julho, também inclui o incentivo ao futebol amador no país europeu.
“Desde o início da nossa parceria de muita confiança, a Volkswagen tem em mente mais do que o futebol no topo, mas também apoia as bases e as nossas associações regionais. Juntos, implementamos com sucesso numerosos projetos para promover o futebol amador”, comentou Bernd Neuendorf, presidente da DFB.
Mudanças
A renovação com a Volkswagen é o segundo grande movimento feito pela DFB às vésperas da Euro 2024. A entidade máxima do futebol alemão também anunciou recentemente a mudança de seu fornecedor de material esportivo.
Depois de mais de 70 anos vestindo Adidas, a seleção do país passará a usar Nike a partir de 2027, com contrato válido até 2034 e um valor de € 100 milhões por ano.