A US Soccer anunciou que acertou um contrato de patrocínio da Coca-Cola que descreve como um dos mais significativos da história da federação. O valor e duração do contrato não foi divulgado nem pela federação norte-americana, nem pela empresa.
Segundo a entidade que comanda o futebol no país, o acordo irá “apoiar o crescimento do jogo em todos os níveis do ecossistema de futebol dos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que alavanca o alcance global da Coca-Cola para se conectar com torcedores de todo o mundo”.
“Este é um momento crucial para o futebol em nosso país e temos uma grande oportunidade de realizar um crescimento exponencial nos Estados Unidos nos próximos anos”, ressaltou Cindy Parlow Cone, presidente da US Soccer.
“O impacto global da Coca-Cola no esporte é inegável e ter uma marca icônica conosco em nossa jornada durante este momento único mudará o jogo”
Cindy Parlow Cone, presidente da US Soccer
As duas organizações criarão eventos para descobrir talentos no país e aumentar as oportunidades para todas as seleções de base dos EUA. A Coca-Cola também ajudará a aumentar a visibilidade das seleções feminina e masculina por meio de ativações digitais.
“Nosso objetivo é capacitar as comunidades, inspirar as gerações futuras e cultivar um legado de união enquanto o esporte cresce nos EUA”, afirmou Jennifer Mann, presidente da Coca-Cola na América do Norte.
Megaeventos
O acordo irá coincidir com o período em que os Estados Unidos estarão sediando uma série de grandes eventos de futebol, começando com a Copa Ouro da Concacaf em 2023. Em seguida, virão a Copa América e a Copa Ouro Feminina de 2024; a Copa do Mundo masculina de 2026 e os Jogos Olímpicos de 2028, marcados para Los Angeles, que irá sediar o evento pela terceira vez (as anteriores foram 1932 e 1984).
A US Soccer também lançou candidatura conjunta com a Federação Mexicana de Futebol para ser a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. O Brasil também é candidato a sede desse evento. Os outros concorrentes são África do Sul e a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda.
Concorrência
A Coca-Cola se mexe em investir no futebol nos Estados Unidos após iniciativas da Pepsi nesse sentido. No início do mês, a concorrente lançou o terceiro e último ano de sua campanha ‘Team of Champions’ relacionada à modalidade. A empresa criou uma plataforma para melhorar o acesso ao futebol em comunidades carentes, incluindo jovens negros e hispânicos, nos Estados Unidos.
Com base no patrocínio da PepsiCo na Champions League, com a Pepsi Zero Açúcar, Lay’s (batatas) e Gatorade (isotônico), a campanha de US$ 1 milhão impactou mais de 43 organizações nos Estados Unidos e mais de 30.000 jovens jogadores, treinadores e pais.
A PepsiCo foi patrocinadora do US Soccer e da Major League Soccer (MLS) de 1996 até o final de 2014. A Coca-Cola assumiu essa propriedade em 2015.