Pular para o conteúdo

Federação Paulista de Futebol convoca eleição para presidência em março

Reinaldo Carneiro Bastos busca nova reeleição e pode enfrentar Wilson Marqueti Júnior, que articula candidatura de oposição

Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, durante reunião do Conselho Técnico para as semifinais do Paulistão - Rodrigo Corsi/Ag.Paulistão

Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, durante reunião do Conselho Técnico para as semifinais do Paulistão - Rodrigo Corsi / Ag. Paulistão

⚡ Máquina Fast
  • FPF convoca Assembleia Geral em 25 de março de 2026 para eleição da diretoria 2027-2030.
  • Reinaldo Carneiro Bastos busca quarto mandato como presidente da Federação Paulista de Futebol.
  • Wilson Marqueti Júnior articula candidatura de oposição e precisa de apoio de clubes para registrar chapa.
Pontos-chave gerados por IA, com edição jornalística.Feito por shiftx

A Federação Paulista de Futebol (FPF) publicou um edital de convocação para a Assembleia Geral Ordinária Quadrienal Eletiva, marcada para 25 de março de 2026, em sua sede na Barra Funda, em São Paulo (SP).

O pleito definirá presidente, vice-presidentes e membros do Conselho Fiscal para o próximo mandato, que irá de 2027 a 2030.

O atual presidente, Reinaldo Carneiro Bastos, tentará mais uma reeleição. Ele está no cargo desde 2015 e já foi reconduzido em 2018 e 2022. Caso seja eleito novamente, cumprirá o quarto mandato à frente da entidade, com um total de 15 anos no poder.

Oposição

Wilson Marqueti Júnior, ex-procurador-geral do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), além de ex-vice-presidente da própria FPF, articula uma candidatura de oposição.

O advogado busca apoio de clubes e ligas para viabilizar sua chapa e se colocar como alternativa ao atual presidente.

De acordo com o estatuto, é necessário o apoio de cinco clubes da Série A1, três da A2, dois da A3, um da Segunda Divisão e o aval de uma liga amadora para poder registrar a chapa.

O prazo para formalização das candidaturas termina em 16 de março. Os postulantes ao cargo devem apresentar ficha de qualificação, declaração de candidatura e questionário de idoneidade, conforme previsto no regulamento eleitoral da FPF.

A votação ocorrerá em primeira chamada às 14h (horário de Brasília), com quórum mínimo de metade mais um dos votos. Caso esse número não seja atingido, haverá a segunda chamada, às 15h, com qualquer número de presentes.