A Federação Paulista de Futebol (FPF), em parceria com a Prefeitura de São Paulo, lançou, nesta quarta-feira (8), em um evento na Casa das Caldeiras, espaço localizado na zona oeste da capital paulista, a 1ª Copa São Paulo Feminina. Também chamada de Copinha (assim como a versão masculina, que existe desde 1969 e é o torneio mais famoso do país quando o assunto é categorias de base), a competição será disputada entre 4 e 17 de dezembro em quatro sedes, todas na cidade de São Paulo.
O evento de lançamento da Copinha Feminina foi apresentado pela atriz Bruna Linzmeyer e pela atacante Cristiane Rozeira, do Santos. O sorteio dos grupos foi feito por Magali, Pretinha, Rosana e Roseli, ex-atletas consideradas pioneiras da modalidade no Brasil.
Ao todo, serão 16 equipes divididas em quatro grupos. No Grupo A, sediado no Estádio do Canindé, da Portuguesa, jogarão Botafogo-PB, Grêmio, Flamengo e Santos. No Grupo B, no Estádio Nicolau Alayon, do Nacional, estarão Vitória, Minas Brasília, Internacional e Ferroviária.
Já no Grupo C, que será disputado no Estádio Conde Rodolfo Crespi, a Rua Javari, do Juventus, estarão América-MG, Real Brasília, Fluminense e São Paulo. Por fim, no Grupo D, na Ibrachina Arena, do Ibrachina, se enfrentarão Fortaleza, Atlético-MG, Botafogo e Corinthians.
Os 16 times terão três confrontos cada um, sempre contra adversários dentro do mesmo grupo. O líder de cada um garantirá vaga nas semifinais, que serão disputadas em jogo único, assim como a final.
“Até 2015, só havia uma competição feminina na FPF, o Paulistão. Hoje, temos nove competições para mulheres, a maioria de base, e agora a Copinha Feminina chega para ficar. Temos o poder de transformação nas nossas mãos para deixar um legado duradouro para essas meninas”, destacou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.