Fenômeno Luva de Pedreiro alça o Vasco a maior crescimento digital em março

O Vasco desbancou o Flamengo, que liderou o crescimento digital nos últimos 12 meses, e se tornou o clube com maior número de novos inscritos em seus perfis oficiais, com 2 milhões. Os números são do ranking digital dos clubes brasileiros feito pelo Ibope Repucom.

Com a liderança do mês, o time de São Januário chegou a 10 milhões de seguidores nas redes sociais e fez algo raro no Top 10 da classificação: ultrapassou três clubes em apenas um mês (Atlético-MG, Grêmio e Santos).

O grande crescimento veio das ativações feitas com o influenciador digital Iran Ferreira, que é vascaíno. Fenômeno do TikTok, o “Luva de Pedreiro”, como é popularmente conhecido, experimenta grande repercussão nacional e internacional, com vários jogadores de times do mundo todo imitando seus vídeos.

Com tal crescimento, o Vasco, que estreia na próxima sexta-feira (8) na Série B do Brasileirão, contra o Vila Nova, em São Januário, atingiu o Top 5 de clubes do país nas redes sociais. O time carioca está atrás apenas de Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras.

Do total de novas inscrições do clube no último mês, 91% tiveram origem no perfil oficial do TikTok, plataforma em que o Vasco liderou o crescimento de março e somou 1,8 milhão de inscritos, quantidade quase nove vezes maior do que o Flamengo, segundo colocado.

Os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 4,5 milhões de seguidores no mês passado. É o segundo melhor desempenho para um mês em volume de novas inscrições em perfis de clubes de futebol no Brasil desde que o ranking passou a contar com esse número de clubes monitorados. Apenas em agosto de 2020, quando o futebol iniciou o retorno após um período sem jogos devido à pandemia, houve desempenho melhor. Com esse resultado, o primeiro trimestre de 2022 foi o maior de toda a série histórica desde 2017.

Os cinco clubes que se destacaram no crescimento mensal de março foram: Vasco, Flamengo, Corinthians, São Paulo e Íbis. Juntos, foram responsáveis por cerca de 3,2 milhões de inscrições, ou 72% do total entre os 50 clubes monitorados.

O Flamengo registrou o segundo maior crescimento ao acumular quase 570 mil novas inscrições em suas redes oficiais. O clube liderou o crescimento em duas das cinco plataformas monitoradas, Instagram e Twitter, e dividiu a liderança no YouTube com Corinthians, São Paulo e Palmeiras.

O Corinthians fechou o pódio mensal ao registrar o terceiro melhor resultado do último mês. Foram pouco mais de 250 mil novas inscrições no combinado das contas, com o Instagram como destaque. No último mês, 67% das novas inscrições corintianas tiveram origem nessa plataforma.

O São Paulo registrou o quarto crescimento entre os clubes monitorados ao somar cerca de 230 mil novas inscrições. O clube do Morumbi chegou aos 18 milhões de inscritos no combinado de suas plataformas oficiais, sobretudo graças ao seu desempenho no Instagram. No último mês, a plataforma foi responsável por dois terços (65%) do resultado do tricolor paulista.

Por fim, o Íbis voltou a figurar no Top 5 mensal ao somar 222 mil novos inscritos em suas redes. O clube pernambucano concentrou seu resultado no TikTok, ao somar mais de 150 mil inscritos nessa plataforma, o terceiro melhor resultado mensal entre os clubes monitorados.

Com o desempenho, o Íbis superou a marca de 1 milhão de inscrições somando suas contas e ultrapassou Red Bull Bragantino e Criciúma, ganhando duas posições no ranking e assumindo a 26ª colocação.

Como comparativo, o time de Paulista, no interior de Pernambuco, já possui mais seguidores que o Náutico, um dos grandes do estado, que ocupa a 30ª posição, com 725.460 fãs em todas as suas redes. O Santa Cruz, segundo colocado do estado, está com 1,4 milhão de inscritos em suas plataformas e é o 22º colocado na classificação geral. O líder em Pernambuco é o Sport, com mais de 4,3 milhões de inscritos e a 13ª posição geral.