A Fifa divulgou que oito artistas participarão da campanha “Spotlight: Your Dreams” (“Destaque: Seus Sonhos”, em tradução livre), que será realizada em paralelo ao tour da taça da Copa do Mundo do Catar 2022. Os oito nomes escolhidos farão desenhos baseados no troféu para inspirar pessoas de todo o mundo a também criar arte com o símbolo do Mundial.
“Como o maior espetáculo do mundo, a Copa do Mundo é uma oportunidade de envolver todos no futebol. Esses artistas ajudam as pessoas a sonhar através da arte, da cultura e do belo jogo”, afirmou Colin Smith, diretor de operações da Fifa.
Os torcedores poderão desenhar, pintar ou expressar artisticamente seus sonhos e divulgar suas criações no Instagram ou Twitter usando a hashtag #FIFADreamContest.
Os 16 melhores trabalhos escolhidos pelos juízes entrarão em uma competição de chaves inspirada na Copa do Mundo. O vencedor do concurso ganhará uma viagem para o Catar, e também haverá outros prêmios em disputa.
“Estou empolgado por me juntar a esses artistas talentosos para participar do maior concurso global de arte de torcedores desse tipo. Cada Copa do Mundo conta a história de pessoas sonhando e realizando seus sonhos, então gostaríamos que o maior número possível de pessoas se envolvesse no #FIFADreamContest”, disse o tiktoker norte-americano Noah Beck, envolvido na divulgação da iniciativa.
“Vamos fazer da Copa do Mundo do Catar 2022 o momento para que os sonhos realmente se tornem realidade e destacar o que é o belo jogo”, acrescentou.
Artistas selecionados
Nenhum artista brasileiro foi escolhido para participar da ação. Os oito artistas selecionados pela Fifa para fazer parte do projeto foram:
– Lú Sedova (Argentina): artista em ascensão e exploradora social que usa elementos do futebol e referências a Diego Maradona em sua arte.
– Matt Adnate (Austrália): artista de spray e acrílico fortemente influenciado por comunidades aborígenes com murais famosos por toda a Austrália.
– Victor Mosquera (Canadá): ilustrador digital e fã de futebol com um estilo psicodélico, que trabalhou com músicos e diretores de cinema.
– Josephine Henning (Alemanha): ex-jogadora de futebol que continua envolvida com o esporte como comentarista. Suas criações em acrílico e tela são um exemplo do cruzamento entre futebol e arte.
– Farid Rueda (México): renomado muralista com seguidores globais, cuja arte em grafite apresenta fortes referências à cultura mexicana.
– Ashley Dreyfus (Estados Unidos): artista e muralista com produção vibrante e colorida sediada em Los Angeles com o objetivo de evocar alegria e curiosidade com a arte.
– Gabe Gault (Estados Unidos): artista do sul da Califórnia com foco em pinturas modernas impressionistas dedicadas a destacar indivíduos que trabalham para fazer a diferença.
– Jaber Henzab (Catar): artista digital promissor que dá vida a formas de arte interessantes e destaca os icônicos estádios da Copa do Mundo.